TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e tipos de Inflação

Artigo: Conceito e tipos de Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Artigo  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito- é definida como um aumento persistente e generalizado no índice de preços. Aumentos contínuos de preços.

As fontes de inflação costumam diferir conforme as condições de casa país. Ex. tipo de estrutura de mercado (oligopolista, concorrencial, etc.); grau de abertura da economia ao comércio exterior (quanto mais aberta a economia à competição externa, maior a concorrência interna entre os fabricantes, e menores preços dos produtos).

Tipos de inflação:

• Inflação de demanda: caracterizada pelo excesso de demanda em um determinado setor; para combater devesse provocar uma redução da procura agregada por bens e serviços, isso ocorre quando o governo aumenta a carga tributária, a taxa de juros, arrocho salarial.

• Inflação de custos: também conhecida como inflação de oferta, que acontece por causa da oferta. O nível de demanda é o mesmo, mas o custo de certos fatores aumentam.

Causas mais comuns dos aumentos dos custos de produção: Aumentos salariais. Aumentos do custo das matérias primas. Estruturas de mercado.

• Inflação estrutural: parecida com a inflação de custos, mas a subida de preço acontece por uma falta de eficiência das infraestruturas envolvidas no processo de produção.

Efeitos provocados por taxas elevadas de inflação

Um dos efeitos mais graves provocados pela inflação é diminuição do poder aquisitivo das classes que dependem de um salário mínimo cujos reajustes dependem de estipulação legal. Logo com o aumento do preço dos produtos, o seu orçamento fica reduzido, tendo que gastá-lo somente suprir suas necessidades básicas.

Afeta também a balança de pagamentos, encarecendo o produto nacional em relação ao produto exterior. Provoca ainda, estímulo ás importações e desestímulo ás exportações diminuindo a balança comercial.

A inflação tente a reduzir o valor da arrecadação fiscal do governo.

Gera incertezas quanto ao quadro econômico, tendo em vista que o setor empresarial terá instabilidade e imprevisibilidade de seus lucros. (inflação psicológica, de expectativas)

A política econômica brasileira de combate à inflação

A inflação começou a preocupar na década de 50, sendo o déficit do governo sua principal causa, que por sua vez era causada pelo impasse: Necessidade de fornecer infra estrutura e do outro baixa produção e ineficiência na aplicação dos recursos associadas à impossibilidade de o governo aumentar a carga tributária dado o baixo nível de renda per capita da população.

Tratamento de choque: rígida política monetária, fiscal e salarial que mudou o patamar da inflação de cerca de 100%, em 1964, para perto de 30%, em 1967.

1964-1973 uso da linha de pensamento econômico ortodoxa para diagnosticar as causas da inflação brasileira, atribuindo ao excesso da demanda e ao desequilíbrio das contas públicas a causa da inflação.

Inflação inercial: todos os negócios eram firmados com base em um índice que procurava garantir a correção monetária dos valores envolvidos. Os aumentos de preços eram captados pelo índice e automaticamente repassados para os demais preços da economia realimentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com