TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma estrutura conceitual de enfermagem baseada nos conceitos gerais do comportamento humano

Artigo: Uma estrutura conceitual de enfermagem baseada nos conceitos gerais do comportamento humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Artigo  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria de King

Uma estrutura conceitual de enfermagem baseada nos conceitos gerais do comportamento humano

KING desenvolve uma série de conceitos para o desenvolvimento de uma teoria de enfermagem. O foco central da estrutura desta teoria é o homem, o dinamismo do organismo humano, cujas percepções seletivas de objetos, pessoas e acontecimentos influenciam seu comportamento, sua interação social e sua saúde.

Os enfermeiros, como indivíduos, são uma parte integrante desta estrutura. Os enfermeiros como profissionais têm papéis a desempenhar em cada estágio do crescimento e desenvolvimento humano para ajudar os seres humanos a lidar com a saúde e a doença.

A abordagem foi orientada pela convicção de que, embora toda teoria esteja implícita na prática, a enfermagem ainda não é uma ciência. Uma ideia pessoal da autora é de tentar ver quais foram os fatores que permaneceram realmente, tanto no passado como no presente, como parte da enfermagem.

Quatro palavras-símbolos (sistemas sociais, saúde, percepção e relações interpessoais ) foram selecionadas e alguns conceitos foram desenvolvidos a partir destas quatro palavras. Os conceitos nos dizem o que observar e ajudam os enfermeiros na focalização e na seleção dos aspectos da realidade. A série de conceitos apresentados pela autora permite a descrição de situações de enfermagem e de processos de comportamento. O arcabouço conceitual de referência foi formulado para atingir diversos propósitos.

• O primeiro é uma maneira de pensar sobre o mundo real da enfermagem.

• O segundo sugere uma abordagem para selecionar conceitos percebidos como fundamentais para a prática de enfermagem;

• O terceiro mostra como um processo para desenvolver conceitos simboliza experiências dentro das situações de enfermagem no ambiente físico, psicológico e social.

As proposições são:

"A enfermagem é um comportamento observável, encontrado nos sistemas do cuidado da saúde na sociedade."

Os sistemas para o cuidado da saúde são sistemas sociais organizados para atender ou manter a saúde do povo ou restaurá-la, ou o cuidado do doente e na morte.

Pode-se obervar o processo de enfermagem no seguinte esquema:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com