TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de economia

Abstract: Conceitos básicos de economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Abstract  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Custo de manutenção do estoque: Segundo Vieira (2009) o custo de manutenção de estoques é aquele resultante basicamente dos custos envolvidos na armazenagem. Podem ser considerados o somatório dos custos com capital: esses custos devem-se ao capital imobilizado no estoque, pode ser obtido considerando as taxas de juros obtidas no mercado de capitais. Custos de obsolescência; esses custos devem-se ao vencimento do prazo de validade dos produtos estocados, produzindo perdas financeiras pelo fato do produto se tornar obsoleto. Custo com o espaço utilizado para estocar: é relacionado ao que o próprio nome diz; são os custos cobrados pelo espaço ocupado pelo estoque no armazém. Quando o espaço é alugado às taxas são cobradas por toneladas/período. Quando o espaço é próprio os custos de espaço são determinados com base na locação de mercado. Custos diversos: são custos com roubos, deterioração de cargas, perdas e danos em movimentações. Custos com seguros e impostos: São custos relativos aos seguros e impostos pegos pelo deposito ou mercadorias mantidas no mesmo.

Quantidade a comprar: Viana diz que a quantidade de material otimizada solicitada para aquisição, quando atingimos o nível de reposição e prevista para o consumo durante o intervalo de cobertura.

Lead Time: Pode-se definir Lead Time como: tempo do ciclo entre a adoção de uma providencia até sua concretização. A diminuição do tempo decorrido nos processos de produção é muito importante para que a empresa se destaque perante seus concorrentes. Esta redução de tempo aumenta a flexibilidade da empresa, utiliza-se o lead time para o ciclo de produção (Lead Time de Produção), para o ciclo de pedidos (Lead Time do Pedido) e para o ciclo total da operação logística (Lead Time de Ressuprimento). Pode ser chamado também de Tempo de Resposta, para designar o tempo entre o inicio da primeira atividade até a conclusão da ultima.

Margem de Lucro: Segundo GONÇALVES (2000), o lucro é o valor que sobra, tirando todos os custos e despesas, sendo positivo. A margem é a diferença entre o valor de compra ou de produção de um produto e o valor de venda, estando o lucro “dentro” da margem, que pode ser também negativa e apresentar prejuízo. A margem de lucro é a porcentagem adicionada aos custos totais do produto ou serviço, formando o preço final a se comercializar, e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima da venda. A principal função da margem de lucro é aperfeiçoar as vendas, e gerar lucro, através de cálculos dos custos envolvidos e o acréscimo nos custos quando se forma o preço final de venda. É imprescindível que se forme preços que cubram os custos, mas não esquecendo que o preço deve estar dentro do que o mercado está disposto a pagar.

Planejamento de produção: Segundo Chiavenato (1990) “a finalidade do planejamento da produção é obter simultaneamente a melhor eficiência e eficácia do processo produtivo. Em suma, o planejamento da produção procura definir antecipadamente o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazer e como fazer”.

Previsão de vendas: A previsão de vendas deve especificar cada produto/serviço da empresa e as vendas previstas para cada mês do exercício. Essa quantidade de vendas prevista mensalmente representa à quantidade de produto/serviço que deve ser produzida e colocada a disposição do órgão de vendas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com