TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos gerais de economia

Seminário: Conceitos gerais de economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Seminário  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 11

Economia

A economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões, para que os recursos escassos possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.

Necessidades Humanas: É a ausência de algo, ou seja, é tudo aquilo que satisfaz as necessidades e desejos dos seres humanos. As necessidades humanas podem ser:

 Individuais: Se alimentar, vida em sociedade.

 Sociais: Transporte, segurança pública.

 Primárias: Alimentos.

 Secundárias: Aquelas que aumentam o bem-estar.

Para satisfazer suas necessidades, o homem recorre-se ao processo de produção de bens e serviços, para que estes possam atender suas necessidades através da produção e consumo. A produção é feita pelas as empresas (produtores) e o consumo é feito pelas as famílias (consumidores). Para a produção dos bens e serviços econômicos os agentes econômicos (famílias, empresa e o governo), devem fazer escolhas e tomar decisões que melhor atendam suas necessidades. Porém, as necessidades humanas são ilimitadas, e os recursos são limitados, ou seja, são escassos. Daí, chegamos ao objeto de estudo da Economia, e que representa o problema fundamental a ser resolvido.

Bens e Serviços É tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos.

Ser Humano

Necessidades e desejos ILIMITADOS

Renda e recursos LIMITADOS

Estudo da economia: ESCASSEZ, dos recusos e rendas

Análise de problemas econômicos e suas devidas soluções.

ECONOMIA

Conceitos Gerais de Economia

Página 2

Bens São atividades econômicas tangíveis que podem atender direta ou indiretamente os desejos e necessidades humanas. Os bens podem ser classificados em:

 Livres: São ilimitados ou muito abundantes, não são apropriáveis e não tem preço. Exemplos: Água e ar.

 Econômicos: São escassos, apropriáveis e têm preço. E são o objeto de estudo da economia. Exemplos: Tênis, roupas, etc.

Bens Econômicos:

 De capital: são aqueles que permitem produzir outros bens. Exemplos: Máquinas, equipamentos, computadores etc.

 De consumo: são aqueles que satisfazem diretamente às necessidades e desejos humanos. Eles podem ser: bens duráveis, como automóveis e casa, bens semiduráveis, como lápis e borracha, e os não duráveis, como os alimentos.

Bens de Capital e Consumo:

 Intermediários: sofrem transformações, pois, ainda não estão em sua forma definitiva.

 Finais: estão prontos para serem consumidos.

Serviços Econômicos São atividades econômicas imateriais, que não podem ser tocados, logo são intangíveis, e que podem atender direta ou indiretamente as necessidades humanas. Exemplo: trabalho do contador, médico, serviços de transporte de mercadorias e etc.

Custo de Oportunidade É o sacrifício de diversas oportunidades que se deixa de obter na produção de bens e serviços, por uma oportunidade. Isso ocorre pelo o fato dos recursos serem escassos, e por isso os agentes econômicos devem escolher qual será a melhor alternativa que atenderá suas necessidades.

Relações da Economia

 Material: homem com a natureza. Exemplos: o homem precisa tirar as matérias primas da natureza para a produção.

 Social e econômica: homem com o próprio homem. Exemplo: compra de um produto no supermercado.

Conceitos Gerais de Economia

Página 3

Campos da Economia

 Microeconomia: Estuda o comportamento individual dos consumidores e produtores (agentes econômicos) e o mercado no qual interagem. Exemplo: Estudo da família como unidade de consumo.

 Macroeconomia: Estuda o comportamento do sistema econômico como um todo. Comportamento dos grandes agregados, como exemplo: PIB, consumo global, inflação, desemprego e etc.

Setores da Economia

 Primário: esse setor está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza, ou seja, não sofre nenhum tipo de transformação porque toda produção já está disponível na natureza. Representado pela a agricultura e a pecuária, temos como exemplo a produção de soja e a criação de bovinos.

 Secundário: nesse setor há a transformação das matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados, logo, esse setor é representado pela indústria. Exemplos: indústria de eletrodomésticos, de eletrônicos, etc.

 Terciário: esse setor é representado pelos os serviços prestados. Os serviços são produtos imateriais e intangíveis, em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Exemplo: Comércio, saúde, educação e etc.

Elementos básicos para o estudo econômico Os elementos básicos para os processos produtivos são eles: Fatores de produção, necessidades e desejos dos indivíduos, recursos naturais e a tecnologia.

Fatores de Produção São mais específicos que os elementos básicos. São aqueles recursos produtivos que estão diretamente envolvidos no processo de produção de bens e serviços. Porém, cada fator de produção tem sua contrapartida, ou seja, suas devidas remunerações. Vejamos o quadro abaixo:

FATOR DE PRODUÇÃO

EXEMPLO DO FATOR

REMUNERAÇÃO

MÃO DE OBRA

FUNCIONÁRIOS

SALÁRIO

CAPITAL

BENS QUE AUMENTAM A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO. EXEMPLO: MAQUINAS E EQUIPAMENTOS,

JUROS

TERRA

ESPAÇO FÍSICO

ALUGUEL*

Conceitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com