TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de economia

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos de economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

ECONOMIA - INTRODUÇÃO

A palavra economia pode se definir como a ciência que estuda coma as sociedades usam os recursos escassos e os processos de produção, a troca ou intercâmbio e consumo de bens e de serviços. O que quer dizer é que estuda o comportamento humano que deriva da relação existente entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las.

O conceito mais básico da economia é a oferta e a demanda. A oferta são os produtos e tem relação com a quantidade de produtores capazes de produzí-las. A demanda está relacionada com os usuários que querem esses produtos e estão dispostos a pagar uma quantidade (preço) por eles num determinado tempo e dentro dos nívies possíveis de preços determinados pelos produtores.

Considerando a escassez dos fatores de produção, relacionando-as às necessidades ilimitadas das pessoas, temos o que podemos chamar de problemas econômicos fundamentais, que são:

- O que e quanto produzir?

- Como produzir?

- Para quem produzir?

A forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade pode ser definido como sistema econômico. Atualmente existem dois sistemas econômicos o sistema capitalista, ou economia de mercado e o sistema socialista ou economia planificada.

Capitalismo:

O capitalismo é um sistema em que os meios de produção pertencem a uma propriedade privada no qual um único sistema define a maioria, o controle de produção, propaganda e venda do produto está em poder dos donos do sistema. O estabelecimento do domínio parcial ou total de todos os meios de produção, independente do seguimento são produzidos por iniciativa particular no sistema capitalista. O objetivo do capitalismo é acumular capital (lucro) proveniente do trabalho do proletariado.O sitema também tem como característica a divisão da sociedade em classes sociais, de um lado encontra-se uma minoria, são os verdadeiros “capitalistas” e de outro lado os trabalhadores que vendem seu trabalho em troca de um salário, na maioria das vezes, mensal.

Socialismo:

O socialismo se baseia no desejo de justiça e de liberdade, de forma inclusiva. No sistema socialista o controle é realizado pelo estado administrando e distribuindo bens e é caracterizado pela igualdade para todos os cidadãos. Muitos socialistas criticam o capitalismo, pois concentram injustamente a riqueza e o poder nas mãos de poucos que controlam a sociedade. Os socialistas defendem a ideia da nacionalização completa dos meios de produção, ou seja, distribuição e troca juntamente com o controle estatal do capital com uma economia de mercado.

Mercantilismo

Mercantilismo é a teoria e prática econômica que defendiam, do século XVI a meados do XVII, o fortalecimento do estado por meio da posse de metais preciosos, do controle governamental da economia e da expansão comercial.

Para a consecução dos objetivos mercantilistas, todos os outros interesses deviam ser deixados à segundo plano: a economia local tinha que se transformar em nacional e o lucro individual desaparecer quando assim conviesse ao fortalecimento do poder nacional.Alcançar a abundância de moeda era um dos objetivos básicos dos mercantilistas, já que, a força do estado dependia de suas reservas monetárias. Se uma nação não dispunha de minas, tinha de buscar o ouro necessário em suas colônias ou, adquiri-lo por meio do comércio, o que exigia um saldo favorável da balança comercial – ou seja, que o valor das exportações fosse superior ao das importações.Foi durante o mercantilismo que iniciou-se o emprego de sistemas de contabilidade e acompanhamento das contas de receitas e despesas do estado, a criação de uma fiscalização centralizada e a adoção de leis que desestimulassem a importação de bens improdutivos e de grande valor.

Não tinham como finalidade o desenvolvimento da manufatura nacional, mas sim, a maior acumulação possível de metais nobres.O mercantilismo foi o instrumento que assegurou as condições econômicas e financeiras necessárias para garantir a expansão dos estados absolutistas europeus.

A Ciência Econômica possui diversas correntes e divisões. Do ponto de vista da corrente neoclássica, a Economia é estudada em dois níveis: a Microeconomia e a Macroeconomia.

A Microeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das Economias Capitalistas. Discute a funcionalidade do mercado para garantir a organização e distribuição eficientes dos recursos escassos. Sua unidade de análise são os mercados específicos, examinando o comportamento e a interação dos agentes (consumidores e produtores).

A Macroeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda o comportamento da Economia como um todo, tendo como focos o Produto, o Emprego, a Inflação, e o Comércio Internacional. É o campo que embasa a atuação do Estado em suas três funções fundamentais: Alocativa, Distributiva e Estabilizadora.

A Teoria Neoclássica.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com