TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos diretos e indiretos

Resenha: Custos diretos e indiretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de aprofundar a concepção conceitual dos custos conjuntos, é importante entender que o objetivo da contabilidade de custos de produtos conjuntos consiste em atribuir uma parte do conjunto de custos a cada um dos produtos conjuntos, com a finalidade de calcular os custos unitários dos produtos e elaborar a demonstração de resultado e o balanço (BACKER e JACOBSEN, 1974, p. 307).

Desta forma, Custos Conjuntos são os custos diretos e indiretos incorridos no processo de produção que gera diversos produtos de maneira simultânea.

Segundo Santos (2000, p 143) os custos conjuntos são aqueles decorrentes da produção conjunta, incorridos antes do ponto em que os diversos produtos emergem como unidades individuais.

Backer e Jacobsen (1984, p. 305) afirmam que os custos conjuntos acontecem “quando dois ou mais produtos emergem de uma mesma matéria-prima ou processo, ou de várias matérias-primas ou processos”.

Santos (2005) também afirma que os custos conjuntos se diferem dos custos comuns, pois estes são divisíveis e aqueles não.

Os custos comuns são gerais e são originados em dois ou mais departamentos ou fases de produção onde não há uma indicação da parcela do custo correspondenteexatamentea cada departamento ou fase de produção. Por exemplo, todo um campo de milho custa o mesmo ao crescer, porém após a colheita os processos de distribuição dos custos mudarão, pois metade é preparada como pipoca e outra metade como farinha de milho.

Porém para considerar um processo como produção conjunta, conforme Paulo Oscar Gielow (2005) é necessário que, a partir deste processo, surjam no mínimo dois coprodutos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com