TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo Direto E Indireto

Artigo: Custo Direto E Indireto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 2

1. CONTABILIDADE FINANCEIRA E CONTABILIADE DE CUSTOS

Numa abordagem ultrapassada a Contabilidade Financeira pode ser definida como, geralmente, a realizada pelos gestores da empresa, usando como referencia o Fluxo de caixa.

Para Mallo e Jimenez (Apud, BLEIL Claudecir.) a contabilidade financeira foi a primeira a aparecer, tendo como atribuição registrar, classificar e analisar fatos contábeis oriundos das transações que se produzem entre o ambiente externo e a empresa. Sendo assim, verifica-se como sua principal função o gerenciamento de informações que possibilitam aos seus usuários, tanto internos como externos à entidade, conhecer a realidade financeira dessa unidade econômica e, com essa base, estarem capacitados a tomar decisões (OTT, 2004).

Segundo Marion (Apud, BLEIL Claudecir), “é a contabilidade geral, necessária a todas as empresas. Fornece informações básicas aos seus usuários e é obrigatória para fins fiscais”. Essencialmente a Contabilidade Financeira representa a Contabilidade Geral e é atendida de forma obrigatória nas organizações para cumprir as exigências legais, fiscais e normativas e assim demonstrando para os seus usuários a situação financeira da empresa.

A Contabilidade de Custos, inicialmente tinha o objetivo a mensuração de estoque e o resultado, tendo como base a Contabilidade Financeira ou a Contabilidade Geral.

Segundo Martins (Apud JOSÉ, 2009) para a apuração do resultado de cada período, bem como o levantamento do balanço em seu final, bastava o levantamento dos estoques em termos físicos, já que sua medida em valores monetários era extremamente simples.

Kam (Apud,BLEIL Claudecir) expõe que a contabilidade de custos começou a ser usada em diversos empreendimentos no século XVIII, principalmente, na agricultura e em fábricas de calçados. Com o tempo, passou a se desenvolver por causa das mudanças no sistema de manufatura da indústria têxtil com o crescimento das empresas e com o acirramento da competição no mercado, quando passou a ser requisitada também no âmbito gerencial, onde é vista como um importante instrumento para a melhoria e controle do desempenho das organizações. (Apud, BLEIL Claudecir.)

Segundo Johnson e Kaplan (Apud, BLEIL Claudecir), os engenheiros e administradores de empresas desenvolveram uma nova meta para a contabilidade de custos: avaliar a rentabilidade global da empresa que teve como precursor Alexander Hamilton Church que defendeu o uso de informações de custos de produtos para demonstrar a sua rentabilidade global e os lucros individuais de cada produto ou departamento.

Segundo Prof. Dr. António Gustavo da Mota (2002) a Contabilidade de Custos ocupa-se da classificação, agrupamento, controle e atribuição dos custos, sendo que os custos coletados servem a três finalidades principais:

Fornecer dados de custos para a medição dos lucros e avaliação de estoques

Fornecer informações aos dirigentes para o controle das operações e atividades da empresa

Fornecer informações para o planejamento da direção e a tomada de decisões.

2. DIFERENTES TIPOS DE CUSTOS

2.1 CUSTO DIRETO E INDIRETO

Segundo o Prof. Ms. Ricardo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com