TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL)

Tese: Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2013  •  Tese  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 9

Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL)

FINALIDADE: Apresentar as alterações que ocorreram em determinado exercício no Patrimônio Líquido da empresa, entre as principais alterações podemos destacar, a destinação dos resultados do período, integralização do capital e o aumento ou a diminuição das reservas da empresa.

ELABORAÇÃO: Cada conta é sucintamente analisada, por meio da ficha de razão, demonstrando as operações que afetaram as contas do Patrimônio Líquido entre si e o efeito causado ao Patrimônio Líquido, aumentando-o ou diminuindo-o.

OBRIGATORIEDADE: É facultativa para a maioria das companhias e, quando apresentada, substitui a obrigatoriedade da demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados. É obrigatória para as companhias abertas, instituições financeiras, seguradoras, e algumas outras empresas.

IMPORTÂNCIA: Informar resumidamente toda a movimentação ocorrida com as contas integrantes do Patrimônio Líquido, com base no saldo inicial do período anterior até o saldo final do período, contendo, portanto, além da demonstração da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, a demonstração do que ocorreu com as demais contas do Patrimônio Líquido: Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Reavaliação, Reservas de Lucro, Ações em Tesouraria, etc.

Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

FINALIDADE: Mostrar as retenções de lucros, as distribuições de lucros aos sócios, os ajustes de exercícios anteriores, saldos ainda não destinados, etc. Evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados, no Patrimônio Líquido. A demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do Patrimônio Líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

ELABORAÇÃO: A demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados deverá discriminar: o saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores; as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; e as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

OBRIGATORIEDADE: A movimentação da conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados” é de grande interesse dos sócios ou acionistas e também para o Fisco e, em razão disso, a legislação societária e fiscal, assim como as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), contemplam a divulgação de demonstração específica que a evidencie.

IMPORTÂNCIA: O lucro ou prejuízo do exercício obtido na Apuração do Resultado do Exercício é levado ao Patrimônio Líquido por meio dessa conta e também é a partir dela que são distribuídas as parcelas de lucro destinadas às reservas e à distribuição aos sócios ou acionistas.

Demonstração do Fluxo de Caixa (método direto e indireto)

A técnica de montagem da Demonstração de Fluxo de Caixa pode variar. Podem ser feitas através do método direto e indireto.

Método direto: Nessa forma começa-se pelo recebimento das vendas. É preciso calcular o valor recebido e o valor das compras, e dos pagamentos aos fornecedores, então são feitos balanços do que entra e do que sai. Depois se calcula as demais despesas, como Despesa de Depreciação, Contas a Pagar e outras despesas adicionais. Por fim, comparam-se os dois balanços e a Demonstração de Lucro ou Prejuízo Acumulado. A partir daí se obtém as informações para montar a Demonstração do Fluxo de Caixa.

Método indireto: Nesse método parte-se do lucro líquido para, após os ajustes necessários, chegar-se ao valor das disponibilidades produzidas, no período, pelas operações registradas na Demonstração do Resultado. Para se chegar ao caixa produzido pelas operações da empresa, fazem-se ajustes a partir da comparação dos itens operacionais dos balanços, ativos e passivos que são os que estão diretamente vinculados as contas de resultado.

FINALIDADE: De forma condensada, esta demonstração indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro. Assim como a Demonstração de Resultados de Exercícios, a Demonstração do Fluxo de Caixa é uma demonstração dinâmica e também está contida no balanço patrimonial.

ELABORAÇÃO: A Demonstração do Fluxo de Caixa costuma vir apresentada com três grandes subdivisões: fluxo de caixa das atividades operacionais, das atividades de investimento e das atividades de financiamento.

OBRIGATORIEDADE: A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).Esta obrigatoriedade vigora desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, e desta forma torna-se mais um importante relatório para a tomada de decisões gerenciais.

IMPORTÂNCIA: A demonstração do resultado propicia uma visão do desempenho da empresa, mas ela não corresponde a iguais movimentações do caixa no período. Como os resultados não são apurados para a vida toda da empresa, mas sim para pequenos espaços de tempo, em cada um desses períodos existe uma diferença entre o resultado do fluxo de caixa.

Notas Explicativas

FINALIDADE: As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial. São elaboradas para destacar e interpretar detalhes relevantes, informações adicionais sobre fatos passados, presentes e futuros, significativos nos negócios, e resultados da empresa, de importância para as pessoas nela interessadas.

ELABORAÇÃO: Apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos; divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte das demonstrações financeiras; fornecer informações adicionais não indicadas nas próprias demonstrações financeiras e consideradas necessárias para uma apresentação adequada; Indicar: Os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos cálculos de depreciação, amortização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com