TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia Demonstra Que A Cultura Influencia Profundamente Na Forma Como Vemos O Mundo E Como Julgamos Costumes Diferentes Dos Nossos Ou Costumes Que Fogem Ao Padrão Imposto Pelas Normas Sociais. Por Isso Existe A Tendência A:

Por:   •  7/10/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  2.259 Visualizações

Página 1 de 3

Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno de sua interpretação, é muito comum que, quando usados em um contexto diferente do original, sejam interpretados de forma completamente diferente à convencionada pela cultura que lhes deu origem.

Isso porque, ao saírem da cultura que os originou, podem parar em lugares onde não exista a convenção sobre como eles devem ser interpretados. Em um caso desses, as pessoas tendem a dar um sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O que os indivíduos fazem nessa situação é idêntico ao trabalho feito por um tradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos de outras culturas a sua própria linguagem e vida social.

Assim, quando se adotam símbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas adaptem os significados possíveis desse símbolo a sua própria realidade.

Resposta a. A tatuagem tribal (a maori, por exemplo) conserva seu significado em contextos diferentes.

b. Não pode ocorrer o desenraizamento dos significados, pois eles são absolutos, invariáveis em seus significados.

c. Não se deve ficar interpretando símbolos, principalmente se não forem da própria cultura.

d. O que a autora do texto quer dizer com convenção é que é uma maneira de os símbolos não sofrerem perdas ou mudanças quando transferidos de lugar.

e. O “consenso em torno de sua interpretação” trata, essencialmente, do processo de comunicação.

.0,5 pontos

Pergunta 4

A respeito da relação entre Estado, nação e cultura é correto afirmar que:

Resposta a. A totalidade de uma cultura, necessariamente, coincide com os traços nacionais.

b. O conceito de nação está vinculado, basicamente, à dimensão biológica.

c. O Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos territoriais, econômicos e culturais historicamente definidos.

d. A formação de grandes blocos econômicos destrói a soberania, a autonomia política dos Estados; afastando-os das negociações tanto comerciais quanto diplomáticas.

e. Os Estados nacionais são formações separadas da cultura e não requerem território (recursos ambientais).

.0,5 pontos

Pergunta 5

Considere a afirmação a seguir e assinale a alternativa que apresente uma versão antropológica correta para os efeitos da globalização. "[...] De uma cultura para outra, significados variam imensamente, o que torna necessária a compreensão do contexto cultural em que os símbolos são criados e utilizados para que nossa comunicação seja eficaz e consiga atingir seus objetivos."

Resposta a. A expansão do capitalismo global se faz respeitando as culturas locais.

b. Cada vez mais o referido contexto é o da sociedade global, pois os lugares perdem totalmente seus significados.

c. Significados sociais eram constituídos na relação desenvolvida entre os membros do grupo e entre estes e o entorno, raízes essas que hoje não são mais necessárias.

d. O crescimento econômico das nações se tem dado de modo sustentável, posto que hábitos e costumes vêm sendo preservados em toda parte.

e. Por mais que a modernização capitalista busque a padronização cultural pelo

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »