TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações financeiras (ou demonstrações financeiras)

Projeto de pesquisa: Demonstrações financeiras (ou demonstrações financeiras). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 3

Passo 3

Desenvolver um relatório com esclarecimentos sobre a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, conforme legislação vigente.

Demonstrações Contábeis (ou Financeiras)

“Para fins de atendimento dos usuários da informação contábil, a entidade deverá apresentar suas demonstrações contábeis (também usualmente denominada “demonstrações financeiras”.) de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos.

Segundo o IBRACON (NPC 27), “as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data.” O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro e uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisão. “As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.”

“Tais informações, juntamente com outras constantes das notas explicativas as demonstrações contábeis, auxiliam os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade.”

Um conjunto completo de Demonstrações Contábeis inclui os seguintes componentes:

1. Balanço Patrimonial;

2. Demonstração do Resultado;

3. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, podendo ser substituído pela Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido;

4. Demonstração dos Fluxos de Caixa;

5. Demonstração do Valor Adicionado, se divulgada pela entidade;

6. Notas Explicativas.

Balanço Patrimonial:

O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício são as demonstrações que a Lei dá uma maior ênfase da analise, uma vez que tais demonstrativos identificam, de forma objetiva, a situação financeira e econômica da entidade em determinado momento.

O Balanço Patrimonial é um demonstrativo que traz importantes informações sobre a estrutura contábil. Conforme exposto por Kroetez (2000, p. 36), “nele se sintetiza, na forma de origem e aplicações, a riqueza da entidade, servindo de ferramenta para analise e controles, objetivando estudar o comportamento e tendências do patrimônio.”

O Balanço Patrimonial está dividido em dois grandes grupos: o ativo e o passivo. Conforme Perez Jr. & Begalli (1999, p.62), “o ativo é composto de bens e direitos de propriedade da sociedade, enquanto o passivo é composto de obrigações e do patrimônio liquido.”

A Norma Brasileira de Contabilidade define o Balanço Patrimonial como “a demonstração contábil destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente, numa determinada data a posição patrimonial e financeira da entidade”.

O balanço apresenta a posição patrimonial e financeira de uma empresa em dado momento. A informação que esse demonstrativo fornece é totalmente estática e, muito provavelmente, sua estrutura se apresentará relativamente diferente algum tempo após seu encerramento. No entanto, pelas importantes informações de tendências que podem ser extraídas de seus diversos grupos de contas, o balanço serve como elemento de partida indispensável para o conhecimento da situação econômica e financeira de uma empresa. É uma das principais ferramentas para avaliar a posição contábil e financeira da empresa, já que leva em conta não apenas o caixa, mas também propriedades, dívidas e pagamentos a receber. Ou seja, apesar do fluxo de caixa ser essencial, ela é apenas uma pequena parte do balanço patrimonial, que dá uma visão bem mais completa para a análise do resultado econômico do seu negócio.

É legal lembrar que esse é um documento obrigatório para qualquer tipo de empresa no Brasil (menos MEI). Ao mesmo tempo, o único tipo de profissional que pode fazer um balanço patrimonial é um contador com um CRC válido e deve ser feito pelo menos anualmente, mas, o controle é mensal com os balancetes.

Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com