TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição Básica da Empresa Fast Pizza Express

Pesquisas Acadêmicas: Descrição Básica da Empresa Fast Pizza Express. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Com o intuito de desenvolver as habilidades pedagógicas concebidas pelas disciplinas anteriormente lecionadas, o Projeto Integrado Multidisciplinar I traz a aplicabilidade destas à prática organizacional. Ao decorrer deste projeto será possível verificar as características e práticas da empresa, além da presença dos fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática em seu cotidiano.

Não somente agrega experiência prática ao estudante, o Projeto Integrado Multidisciplinar I cria um senso crítico neste, que ao fazer a visita técnica à empresa analisa seus procedimentos gerenciais e aponta eventuais falhas. O projeto, então, oferece à empresa uma opinião imparcial do pesquisador sobre as práticas que ela adota.

A Pizza Express, empresa local do ramo alimentício, atua no mercado desde 1997. Oferece 32 sabores de pizza tradicional tendo como principal atrativo tempo curto de preparo e preço acessível.

2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Fast Pizza Express, apesar dos seus quase 17 anos de funcionamento, ainda é considerada uma empresa pequena. Sendo assim tradando-se de comunicação empresarial, aqui encontram-se pontos a serem melhorados pela empresa. Não há uma estrutura de comunicação formal na empresa, tão menos atribuições específicas como, por exemplo, porta-voz, relações públicas, ombudsman etc.

A maioria de seus concorrentes investe maciçamente em comunicação, a Fast Pizza está em desvantagem nesse ponto, pois sua comunicação é feita – em sua maioria - em seus pontos de vendas. Sua única atuação na área externa, além dos seus locais de venda, é realizada através de um perfil na rede social Facebook ( https://www.facebook.com/pages/Fast-Pizza-Express/200681040006953?fref=ts ). A empresa busca se diferenciar pelo custo já que não investe em comunicação e seu maior diferencial está no preço mais baixo comparado aos dos demais concorrentes.

Por não haver uma formal divisão de departamentos, pode-se dizer que a estrutura interna da empresa se dá pela cúpula que são os dois sócios/donos e seus funcionários, trabalhando eles no atendimento, forno e entregas, não havendo hierarquia entre esses últimos. Sendo assim o fluxo de comunicação predominante é o descendente.

“Fluxo de comunicação descendente são as mensagens ou informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, isto é, de cima para baixo em uma direção descendente.” (GOMES, 2009, p.74 )

A comunicação interna é feita somente de forma verbal, não havendo produção e gestão de conteúdos multimédia, a organização de actividades de formação como seminários e workshops.

“ A boa comunicação interpessoal numa empresa é reflexo de um bom clima de trabalho (empresa feliz/ pessoas felizes / bons resultados). “ ( GOMES, 2009. p.82 )

Sabendo da importância da prática de comunicação interpessoal e notando que esta é quase inexistente na empresa analisada foi proposto o desenvolvimento de cursos e atividades que estimulem as relações interpessoais a fim de melhorar o foco, o ambiente, e assim a produtividade.

3. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

3.1 Descrição Básica da Empresa

A FAST PIZZA atua há 16 anos no mercado, tendo sua primeira loja inaugurada em 1997, na Avenida Rondon Pacheco, sendo esta até hoje sua Matriz. Em 1999 abriu-se a segunda loja da empresa, na Avenida Floriano Peixoto, a partir da ideia de expansão do negócio. Em 2002 mais uma loja foi aberta, na Avenida Fernando Vilela, abrangendo assim mais uma importante área na cidade. A partir de então foram inauguradas no bairro Roosevelt e na principal avenida do bairro Santa Mônica, possibilitando a empresa um privilegiado acesso de influência em diferenciados pontos de Uberlândia.

O produto oferecido é a pizza tradicional. O cardápio contém 32 sabores variados, desde pizzas simples em seus ingredientes a recheadas em seu conteúdo.

A política de vendas da empresa é diferenciada, a mesma possui pizzas que variam de R$ 13,00 à R$ 30,00, sempre possibilitando promoções de menores preços quando esta é comprada no balcão, montando combos com pizzas e refrigerantes, etc. Um diferencial está na rapidez do serviço, sendo esta evidenciada até mesmo no nome da empresa.

3.2 Relação das Filiais

A FAST PIZZA é considera uma empresa de pequeno porte, porém possui cinco lojas em Uberlândia, com funcionamento de Segunda a Domingo, das 18h às 24h. Elas se encontram nos endereços:

1) Matriz: Av: Rondon Pacheco, nº 3565.

2) Centro: Av: Floriano Peixoto, nº 2626.

3) Martins: Av: Fernando Vilela, nº 1621.

4) Roosevelt: Rua: Cesário Crosara, nº 3945.

5) Santa Mônica: Av: Segismundo Pereira, nº 1230.

3.3 Clientes da Fast Pizza

No cenário atual onde as pessoas não têm tempo para se alimentar com calma, onde as coisas acontecem numa velocidade cada vez maior, é preciso encontrar um lugar onde une-se tanto rapidez de produção quanto preço acessível e localização estratégica. A Fast Pizza possui essas vantagens sobre seus concorrentes e é por isso que é escolhida por muitos consumidores.

Os principais clientes da Fast Pizza são pessoas que buscam uma refeição rápida e gostosa, a um preço baixo. E é por isso que a Fast Pizza consegue atender tanto à jovens, quanto à famílias em momentos de lazer.

A a pizza é a comida preferida dos brasileiros que consomem comida em casa. A Fast Pizza oferece o serviço de delivery pelo telefone (34) 3219-3492, entretanto carece de um serviço online. As entregas são feitas somente pela loja principal localizada na Av. Rondon Pacheco.

3.4 Concorrentes

“Para planejar estratégias competitivas de marketing que sejam realmente efetivas, a empresa precisa descobrir tudo o que puder a respeito dos seus concorrentes”. ( Kotler e Armstrong, 2007, p466. )

A análise da concorrência é de fundamental importância para toda e qualquer empresa e organização que se preocupe em se manter ativa no mercado. A competição existe em qualquer setor, e levam as empresas atuantes a um pensamento de que não basta atender apenas o cliente. É também preciso atenção diante aos concorrentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com