TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de uma empresa Fast food

Por:   •  4/12/2017  •  Seminário  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 3

Francisco Xavier de Aquino Junior.

Questões para discussão do capítulo 01.

  1. Organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar um objetivo comum. Surgem como resposta à necessidade de indivíduos que não conseguiriam alcançar suas metas isoladamente. Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na relocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente. A administração é fundamental para que uma organização consiga alcançar os seus objetivos com eficácia e eficiência, o que é fundamental para o crescimento dela.
  2. Eficácia implica em escolher os objetivos certos e conseguir atingi-los e sua principal preocupação é com fins. Eficiência é uma medida entre os resultados alcançados e os recursos consumidos e sua principal preocupação é com meios, isto é, com o uso econômico dos recursos organizacionais (tempo, capital, pessoas, equipamentos). Em uma organização, como, por exemplo, uma empresa, a eficácia e eficiência devem acontecer em conjunto. É possível uma empresa ser eficaz sem ser eficiente: conseguir entregar um produto de qualidade (ser eficaz) em um tempo muito maior do que o estabelecido, com valor final oneroso (ser ineficiente). Como também é possível ser eficiente sem ser eficaz: entregar um produto no prazo estabelecido sem desperdícios na produção (ser eficiente), porém esse produto não atingir o padrão de qualidade requerido pelo consumidor (ser ineficaz).
  3. Planejamento: O planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos e definir das estratégias e ações para alcança-los. Irá orientar da melhor os integrantes da organização para atingir a respeito do principal objetivo da organização. Organização: procura distribuir o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros da organização. Direção: tem como função liderar, motivar e coordenar os trabalhadores. Controle: monitorar o desempenho para que os objetivos sejam alcançados. Todas essas funções se inter-relacionam e acontecem simultaneamente, não sendo executadas de forma sequencial.
  4. As funções da administração (planejamento, organização, direção e controle) variam em termos de importância e intensidade de acordo com o nível hierárquico do gesto. Todos os administradores exercem as quatro funções. A medida que se sobe na hierarquia organizacional, os administradores planejam mais e dirigem menos, exercendo mais com mais frequência uma das funções da administração a despeito de outras.
  5. A área de produção ou operações: o sistema de operações é o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou prestação de serviços de uma organização, representando o modo como esta transforma os insumos em produtos ou serviços, agregando valor de forma a alcançar os objetivos organizacionais. Área comercial e de marketing: está relacionada com as atividades cujo o objetivo é capitar e manter os clientes da organização, seu principal foco é a satisfação do cliente. Área de recursos humanos ou de gestão de pessoas:  tem como propósito a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos. Para isso, deve-se atrair preparar as pessoas de forma que consigam contribuir para o desenvolvimento da organização. Área de finanças: tem como objetivo captar e utilizar de maneira eficaz os recursos financeiros.
  1. Segundo Robert Katz, há três competências básicas para que se possa exercer o papel de administrador: habilidades conceituais, técnicas e humanas. Essas habilidades podem ser relacionadas ao nível organizacional em que o administrador atua da seguinte maneira:
  • Nível operacional: habilidades técnicas.
  • Nível tático: habilidades humanas.
  • Nível estratégico: habilidades conceituais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com