TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distrito Itacoatiara

Seminário: Distrito Itacoatiara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Seminário  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

O bairro de Itacoatiara está localizado na região oceânica de Niterói é praticamento cercado pela Serra da Tiririca o famoso Costão. O nome Itacoatiara é originário da língua indígena e significa "Pedra Pintada", procede do tupi ou nheengatu itá: pedra; e coatiara: pintado, gravado, escrito, esculpido.

A Serra da Tiririca pertence à unidade geomorfológica de "Colinas e Maciços Costeiros", a cobertura vegetal, segundo Pontes (1987), mesmo não possuindo as características de uma formação primária de Mata Atlântica, apresenta nos trechos mais elevados porções significativas de matas em bom estado. Basicamente, a serra é revestida por matas secundárias em vários estágios de sucessão, vegetação de costão rochosos e bananais e, em pequena escala, por pastagens. Acredita-se que a vegetação da serra possua uma flora composta majoritariamente por espécies nativas da Mata Atlântica.

O bioma denominado floresta tropical, é encontrado em regiões de clima quente, com alto índice pluviométrico situado na faixa equatorial da Terra. A floresta tropical é a mais rica em espécies do que a maioria das outras. É difícil ocorrer uma planta ou árvore que seja semelhante às suas vizinhas. As plantas mais abundantes são árvores, em média com 50 metros, que só se ramificam perto do topo formando um “teto”, sob o qual existe um “andar” interno formado pelas copas mais baixas. A estratificação resultante dos vários andares de vegetação origina diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade e umidade. As folhas são elevadas, densas e não caem. Geralmente as folhas são amplas, largas e de cor verde-escura, com superfícies ventrais brilhantes, lisas e com as pontas em forma de goteira, facilitando o fluxo de água. As raizes são superficiais e os troncos costumam ser largos perto da base, de modo que fornecem fixação ampla e firme. Há numerosas trepadeiras lenhosas, cipós e epífitas (plantas que usam tronco das árvores como superfície de apoio). Muitos tipos de plantas como samambaias, orquídeas, musgos e líquens, exploram esse tipo de vida.

A respiração é a oxidação de compostos orgânicos para a produção de energia, porém ela é um processo muito complexo, que produz vários compostos importantes para o metabolismo, além de energia. A respiração ocorre em todas as células vivas, portanto em todas as partes da planta. Ela é de fundamental importância para a vida, tendo como conseqüência a morte celular caso pare. A intensidade da respiração varia conforme a necessidade metabólica de cada célula e pode ser medida através do gás carbônico liberado e pelo oxigênio absorvido. Como a fotossíntese e a respiração ocorrem ao mesmo tempo e uma usa os produtos da outra, a respiração deve ser medida no escuro.

Respiração nos órgãos vegetais acontece nas seguintes partes: raízes, caule, folhas, frutos e na germinação das sementes. Alguns fatores interferem na respiração como por exemplo o substrato disponível, a temperatura, o oxigênio e o gás carbônico.

A fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. As plantas, algas e certas bactérias captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores ou de consumidores primários.

Fungos são um vasto grupo de organismos heterotróficos, que ocorrem em todos os ambientes do planeta e incluem importantes decompositores e parasitas. Bactérias são organismos unicelulares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com