TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA Introdução e conceitos básicos

Tese: ECONOMIA Introdução e conceitos básicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Tese  •  4.632 Palavras (19 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 19

UNIDADE 01

ECONOMIA

Introdução e Conceitos Básicos

Prof. MSc. Darcy Pedro Thomaz

Objetivos da aprendizagem

 Compreender a origem do desafio econômico.

 Entender por que a economia é a ciência da escassez.

 Conceituar economia e seus principais enfoques na atividade econômica.

 Analisar a curva de possibilidades de produção na escolha da produção de bens e serviços, compreendendo o conceito de custo de oportunidade como um dos princípios fundamentais da economia.

 Perceber a importância dos recursos de produção em qualquer processo produtivo. (MENDES, Judas T.G)

Plano de Estudo

Na intenção de cumprir os objetivos de aprendizagem propostos, a seguir apresentam-se os tópicos que você estudará nesta unidade para aprender alguns conceitos básicos de economia que servirão de ferramenta no estudo deste módulo:

 Introdução e conceitos básicos de economia.

 A importância de se estudar economia.

 Os setores econômicos.

 Os fatores ou recursos de produção.

 Os bens e serviços.

 Os sistemas econômicos.

 Os agentes econômicos e seu papel num processo produtivo.

1 INTRODUÇÃO

Bem-vindo à unidade Introdução e conceitos básicos de economia. Na etapa inicial do curso, você estudará alguns conceitos básicos de economia e perceberá a importância da economia na formação profissional dos estudantes.

1.1 Por que estudar Economia?

Inicialmente, a idéia é garantir pelo menos três objetivos:

a) Estimular a percepção e o interesse pelos problemas econômicos, que estão relacionados aos recursos escassos e as necessidades ilimitadas;

b) Familiarizar-se com as teorias que se propõem a analisar os mesmos problemas na busca de solução ao atendimento das necessidades da população que precisam de alimentos, vestuário, atendimento à saúde...;

c) Mostrar e entender o quanto se deve aprender com humildade esta maravilhosa ciência social que tem como meta fornecer as ferramentas para facilitam a produção e a distribuição dos bens e serviços.

De que trata a teoria econômica?

A teoria econômica se preocupara com aspectos fundamentais da atividade econômica que tem como base os seguintes elementos:

a) As necessidades humanas, que são ilimitadas e insaciáveis;

b) Os recursos de produção, que são escassos, ou limitados, porém versáteis e suscetíveis de serem combinados em proporções diferentes para produzir determinado produto;

c) Os conhecimentos e as técnicas que facilitam a utilização dos recursos de produção para produzir bens e serviços que satisfaçam às necessidades humanas.

A economia trata do bem-estar do homem, por isso, subentende-se, que ela é uma ciência social. Como tal, relaciona-se com as demais ciências, participa da organização e relações sociais. Isso implica na distribuição e utilização de recursos escassos com o objetivo de atender as necessidades humanas alternativas, tanto quanto possível.

O Estudo da Ciência Econômica

O objetivo de se estudar a ciência econômica é o de fornecer a você, estudante, ferramentas para iniciar seus estudos e análise dos problemas econômicos, ou seja, encaminhá-lo para a “arte de pensar”.

A Teoria Econômica é una, porém, por razões didáticas, é passível de divisão. Sendo assim, podemos segmentá-la em microeconomia, macroeconomia, desenvolvimento econômico e economia internacional, e explicar cada um desses ramos separadamente, como faremos a seguir:

a) Microeconomia

“A teoria dos preços analisa como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e empresa e o a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos” (VASCONCELLOS, 2004).

Portanto:

- Estuda-se a teoria dos preços nos diversos tipos de mercado, através dos mecanismos da Oferta e Demanda de bens e serviços.

- Os preços são instrumentos de apoio para o uso eficiente dos recursos escassos da sociedade e funcionam como um elemento de exclusão.

- Estudam-se o comportamento econômico das unidades decisórias individuais, como consumidores, proprietários de recursos e negócios, em um sistema de livre mercado.

b) Macroeconomia

“A macroeconomia estuda a realidade econômica de forma global. Ela se preocupa com a relação entre os agentes econômicos e o funcionamento da economia e seu conjunto, como produto agregado, demanda agregada, consumo, emprego, investimento, crescimento econômico”, (MÜLLER, 2004).

Portanto:

- Trata do sistema econômico como um todo e não de unidades econômicas individuais. Portanto, estuda o conjunto agregando todos os indivíduos.

- Estuda as condições de equilíbrio, buscando a estabilidade entre a renda e o dispêndio nacional.

- As políticas econômicas de intervenção procuram sempre estabelecer tal equilíbrio.

d) Desenvolvimento econômico

“Desenvolvimento é o processo de crescimento de uma economia, ao longo do qual se aplicam novas tecnologias e se produzem transformações sociais, que acarretam uma melhor distribuição da riqueza e da renda”, (TROSTER, 1999).

É o processo de acumulação de recursos escassos e da geração de tecnologia capazes de aumentar a produção de bens e serviços (BS) para a sociedade.

Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com