TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: o desafio das Incubadoras de empresas de base tecnológica

Resenha: EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: o desafio das Incubadoras de empresas de base tecnológica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Resenha  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 5

EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: o desafio das

Incubadoras de empresas de base tecnológica.

Introdução

O empreendedorismo constitui uma área de estudos recentes da administração

contemporânea, de criação de empresas. Esse campo de estudos busca compreender o

empreendedorismo como fenômeno social que tem se expandido e despertado interesse de diversas áreas das ciências humanas e gerenciais.

O desenvolvimento histórico da gestão dos negócios mostra a ação empreendedora do homem que transforma situações existentes e inovando, criando empregos e gerando riqueza e fortalecendo a economia global.

Para Filion (1999) a velocidade da mudança tecnológica está diretamente relacionada com as habilidades dos indivíduos em gerenciar de forma empreendedora. Os empreendedores criativos começam um empreendimento a partir de uma idéia simples e mal definida que transformam em algo concreto por que possuem imaginação e , disposição de correr riscos, que os capacitam a estar sempre inovando e realizando.

A experiência das incubadoras de empresas tem despertado o interesse de estudiosos que as identificam como um novo modelo de organização e gestão para a criação de empresas inovadoras.

O crescimento de incubadoras de empresa, na última década delineou um novo contorno na paisagem empresarial, e crescimento empresas emergentes que competem no mercado internacional.

A metodologia deste trabalho baseou-se nos estudos realizados por McDougall, (2003) e Johnson, (2004) sobre o empreendedorismo internacional e os desafios das empresas emergentes e também na literatura sobre as incubadoras brasileiras.

O objetivo deste artigo é identificar as condições necessárias ao processo de incubação, nas

incubadoras brasileiras de empresas com base tecnológica, para a implantação do empreendedorismo internacional.

Empreendedorismo

Shane e Venkataraman (2000) ligam o empreendedorismo diretamente à identificação e à

exploração de oportunidades econômicas.

Para Morris (1998) o empreendedorismo trata de sete tipos de criação, entre si: criação de riqueza, criação de empresas, criação de inovação, criação de mudança, criação de empregos, criação de valor e criação de crescimento.

Podemos ver que o conceito de Venkataraman (2000), que liga o empreendedorismo diretamente a inovação, esta presente na visão de Morris (1998),empreendedorismo não é limitado, por eles, como uma inovação.

Existem criações de novos negócios que são não-inovantes, e nem por isso deixam de ser atos de empreendedorismo.

Empreendedorismo tecnológico

O empreendedorismo tecnológico tem algumas particularidades em relação ao empreendedorismo tradicional. As empresas de base tecnológica fazem, parte de uma

nova industria e propõem ao mercado inovação com base de conhecimento sólido para o tipo de produto ou ação proposto.

O processo de criação e legitimização da nova empresa tornam se mais difícil.

As barreiras estruturais e fatores limitantes constrangem a ação das empresas no estágio industrial emergente. A ausência de infra-estrutura de instalações, dificuldades de obtenção de matérias primas ausência de padronização, escala. Em outra dimensão, há incertezas quanto a imagem e credibilidade das empresas iniciantes junto a comunidade financeira.

São características comuns da indústria emergente os processos de tentativa e erro, já que predominam a “incerteza tecnológica” e a “incerteza estratégica”.

O Empreendedorismo tecnológico caracteriza-se por um empreendedor mais qualificado em termos de formação, mas não de experiência profissional.

As empresas de base tecnológica têm características que devem estar presentes na trajetória de estruturação das empresas incubadas.

Empreendedorismo internacional

Os estudos sobre internacionalização das pequenas e médias empresas enfatizam que a

opção de internacionalizar se dá em uma etapa posterior ao processo de criação, ou seja, a empresa não nasce com a ambição de exporta.

Para viabilizar esse negócio a empresa tem que, estabelecer contatos com clientes e fornecedores exteriores. As empresas com objetivo de serem internacionais, precisam de apresenta visão global desde o inicio do projeto,tendo uma equipe de direção com experiência no mercado internacional, escolha de mercados ou tecnologias proeminentes entre outros.

As incubadoras de empresas de base tecnológica

Os mecanismos de apoio a criação de pequenas e médias empresas destaca-se a atuação das incubadoras. A empresa instalada com incubadora apresentam chances de sobrevivência, quando inserida no mercado.

Incubadora é a denominação utilizada para definir o espaço institucional e apoiar a

transformação de empresários potenciais em empresas crescentes e lucrativas.

As incubadoras promovem oportunidades para o desenvolvimento tecnológico do

processo produtivo e oferecem aos novos empreendedores, além de espaço físico serviços de escritório, apoio administrativo, aconselhamento e consultoria gerencial de marketing. .

Para o Ministério de Ciência e Tecnologia (2000), são considerados necessários, para

implantação de Incubadoras de Empresas, serviços que viabilizem a formação, capacitação e treinamento de empresário-empreendedores.

Características de sucesso para o empreendedorismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com