TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREGADOS DE CONSUMIDORES

Resenha: EMPREGADOS DE CONSUMIDORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Resenha  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  262 Visualizações

COOPERATIVAS DO RAMO DE CONSUMO

Cooperativa de consumo é uma forma de organização cooperativa voltada à satisfação das necessidades de consumo dos cooperados. Pode ser aberta, onde qualquer pessoa pode se associar, ou fechada, admitindo como cooperados somente as pessoas ligadas a uma mesma empresa, sindicato ou profissão.

Caracterizam-se pela compra em comum de artigos de consumo para seus cooperantes, buscando diminuir o custo desses produtos. Na prática, muitas funcionam como supermercados, proporcionando conveniência e oferecendo diversidade de produtos aos seus cooperados.

O objetivo social de uma cooperativa de consumo é a defesa econômico-social dos seus associados, por meio de ajuda mútua e, para o cumprimento das suas finalidades, opera, na aquisição de gêneros alimentícios, artigos de limpeza, uso pessoal, roupas, eletrodomésticos, etc. fornecendo-os aos seus associados. Quanto maior o capital formado pelas quotas-parte, maior será a diversificação dos itens que atenderão o cooperado.

O que diferencia a cooperativa de consumo de um supermercado ou similar é a importância do associado que, ao subscrever quotas de participação quando da sua admissão, assume o papel de dono dessa sociedade. Portanto, na cooperativa de consumo, deixa de exercer apenas o papel de mero comprador, passando a colaborar com o seu resultado final.

Mais um importante diferencial entre as cooperativas de consumo e os supermercados consta da própria Constituição Federal (artigo 146 III, letra "c"), que prevê tratamento tributário diferenciado aos atos cooperativos praticados entre as cooperativas e seus associados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com