TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ANALISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Tese: ESTRUTURA E ANALISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  Tese  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 8

ESTRUTURA E ANALISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ETAPA 1

PASSO 1

Análise Vertical e Horizontal

Essas análises são técnicas para analisar as demonstrações financeiras. As características da analise vertical e horizontal são comparar valores de um certo período, com valores do período anterior para mostrar a relevância, crescimento ou decrescimento.

A análise vertical nos ajuda na avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e nos fornece de forma detalhada a evolução de cada conta em relação ao total do ativo, passivo, patrimônio líquido e DRE.

A análise horizontal nos fornece informações que nos permite verificar a evolução dos elementos do BD e da DRE e um determinado período. Chamamos de numero índice a relação existente entre o valor de uma conta em uma determinada data e o valor obtido na data-base ou ano-base.

Às vezes uma conta pode ter um grande crescimento, mas sua representatividade no balanço é pequena, então o crescimento talvez não afete muito na empresa. Por isso, as duas análises devem ser utilizadas, porque as duas se completam.

Uma das técnicas de análises mais simples de aplicação e que, ao mesmo tempo, mais importante no que se refere a riqueza de informações é a análise horizontal e vertical. As análises de empresas são baseadas em comparações, sejam elas efetuadas por índices passados ou mediante algum indicador setorial. No entanto, este processo se completa com valores afins obtidos de uma mesma demonstração financeira, e também, pela evolução dos montantes e de resultados absolutos ao longo do tempo, permitindo verificar-se tendências futuras e suas evoluções. Deste modo, comparações dos valores através do tempo e relacionais na mesma demonstração, são desenvolvidos, respectivamente, por análise horizontal e vertical.

LEGISLAÇÃO

Não existe uma legislação em especial para definir a utilização e as formas d apurar as analises. O que existe são metodologias conhecidas , amplamente estuidadas e aprovadas pelo mercado financeiro mundial.

ANALISE VERTICAL

Análise vertical, também denominada análise estrutural, é a comparação entre uma série de dados com outro valor base.

Análise vertical e horizontal tem a função de disponibilizar o conhecimento das demonstrações financeiras que às vezes podem não ser entendidas, através de índices.

A análise vertical leva em consideração valores percentuais das demonstrações financeiras. Para isso utiliza para cálculo percentual de cada conta em relação a um valor-base.

• Análise Vertical: Apresenta o valor relativo de cada

conta da Demonstração analisada em relação a um

valor-base.

– A análise vertical do Ativo apresenta o valor relativo de

cada conta em relação ao total do Ativo.

– A análise vertical do Passivo apresenta o valor relativo de

cada conta em relação ao total do Passivo.

– A análise vertical da DRE apresenta o valor relativo de

cada conta do DRE em relação ao total da DRE.

A análise vertical, apesar de poder ser utilizada para todas as Demonstrações Financeiras, ganha mais importância na utilização de Demonstração de Resultados (DRE), onde podemos expressar os vários itens em relação às vendas, brutas ou líquidas, e, dentro das despesas, representar cada uma delas em relação ao total de despesas.

O objetivo da análise vertical e mostrar cada conta em comparação à demonstração financeira a que pertence, comparando com padrões do ramo ou percentuais da própria empresa em anos anteriores.

APLICAÇÃO TECNICA DA ANALISE VERTICAL

O objetivo da análise vertical e mostrar cada conta em comparação à demonstração financeira a que pertence, comparando com padrões do ramo ou percentuais da própria empresa em anos anteriores.

A análise vertical é um processo comparativo onde se extrai relacionamentos percentuais entre itens pertencentes a uma mesma demonstração financeira de um ano. A finalidade é dar uma ideia da representatividade de um item ou subgrupo de uma demonstração financeira relativamente a um determinado total ou subtotal tomado como base. Tomando como exemplo, obtemos os valores percentuais de cada item pelo ativo total que corresponde 100%:

No exemplo acima podemos verificar, a partir do ativo total da empresa, um decréscimo da participação relativa dos investimentos de curto prazo (Ativo circulante), que passaram a representar de 50% para 46% do ativo total em 20X2. De maneira inversa verificamos que aplicações de longo prazo (realizável e permanente) aumentaram suas participações relativas de um ano para o outro.

A técnica é também conhecida como análise de estrutura, análise de composição ou, ainda, como

análise de percentagens verticais.

ANALISE VERTICAL DA DRE

A análise vertical, apesar de poder ser utilizada para todas as Demonstrações Financeiras, ganha mais importância na utilização de Demonstração de Resultados (DRE), onde podemos expressar os vários itens em relação às vendas, brutas ou líquidas, e, dentro das despesas, representar cada uma delas em relação ao total de despesas. A Análise Vertical do DRE,compara-se cada item em relação a Venda Líquida, no Balanço Patrimonial compara-se cada item em relação ao total do Ativo/Passivo.

CONCLUSOES DAS ANALISES

Pode-se observar no apêndice 1 todos os valores referentes a análise

vertical e horizontal. O ativo total da empresa cresceu 18% nos últimos 3 anos, passando de um total de 267 milhões de reais para 317 milhões em 2005. Apresentado um crescimento de 23% em seu imobilizado devido ao processo de ampliação e renovação de seu parque industrial. Esse crescimento foi impulsionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com