TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DICIPLINARES V - GESTÃO FINANCEIRA - UNIP

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  2.666 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

Ao falarmos de marca própria, estamos nos referindo a um mix específico de produtos, que gera algumas consequências para os varejistas. Nas alternativas abaixo, assinale aquela que não apresenta características intrínsecas às marcas próprias:

Correta b. - marcas que oferecem maiores custos em pesquisa e desenvolvimento, distribuição, promoção e propaganda.

Feedback da resposta: Comentário: a resposta correta é a alternativa “b”, pois as marcas próprias têm custos menores em pesquisa e desenvolvimento, distribuição, promoção e propaganda porque estão “amarradas” à loja, ou seja, o varejista não necessita ter um custo a mais porque a marca própria já é inerente à sua marca.

Pergunta 2

Em função das diversas necessidades dos consumidores, que a cada dia ficam mais exigentes, pesquisam mais, comparam mais e querem se sentir “especiais”, os varejistas passaram a oferecer diversos níveis de serviços. Nas alternativas abaixo, assinale aquela que define o autosserviço:

Correta b - o cliente procura, compara e seleciona seus produtos.

Feedback da resposta: Comentário: a resposta correta é a “b”, pois, no autosserviço, o cliente mesmo procura, seleciona, compara preços e faz a separação dos produtos que irá adquirir.

Pergunta 3

Em função do desenvolvimento tecnológico atual, das redes comunicacionais e da consequente globalização, o mercado varejista iniciou, há algum tempo, um processo grande de mudança operacional. Nas alternativas abaixo, assinale aquela que não diz respeito a essas mudanças:

Correta c. as liquidações ficaram mais espaçadas.

Pergunta 4

Em qualquer negócio, uma das definições mais importantes que devem ser tomadas é aquela que diz respeito ao público-alvo, pois sem uma definição efetiva, não temos como posicionar a marca. No varejo isso é especialmente importante porque o público vai determinar pontos fundamentais. Nas alternativas a seguir, assinale quais são esses pontos que serão definidos a partir do público-alvo:

Correta d. - as alternativas a e b estão corretas.

Feedback da resposta: Comentário: a resposta correta é a “d”, pois dentre os pontos que são definidos a partir do público-alvo no varejo, os fornecedores apresentados na alternativa c não estão contemplados.

Pergunta 5

O mercado varejista mudou muitíssimo depois da década de 1990, principalmente no que diz respeito à relação entre indústria e lojas. Isso se deu por quê?

Correta a. - Os fabricantes, querendo conquistar cada vez mais clientes, passaram a ampliar suas linhas de produto.

Feedback da resposta: Comentário: a resposta correta é a “a”, pois as grandes redes varejistas passaram a dominar maiores parcelas de vendas, obtendo com isso força junto aos consumidores que, em função da enorme quantidade de produtos ofertados pela indústria (que por conta da concorrência foi obrigada a aumentar seu mix), passaram a efetuar sua decisão de compra no ponto de venda.

Pergunta 6

O varejo sempre esteve voltado para o consumidor final atuando ora com o marketing pull ora com o marketing push. Assinale, nas alternativas abaixo, qual é a estratégia que define marketing push:

Correta d. - aquela que coloca o produto no ponto de venda.

Feedback da resposta: Comentário: a resposta correta é a alternativa “d”. Estratégia de marketing push é aquela que coloca o produto no ponto de venda para que ele fique visível ao consumidor

Pergunta 7

O varejo é uma área extremamente dinâmica, na qual é necessário um planejamento estratégico hábil e competente para que os concorrentes não ganhem terreno, pois o consumidor é disputado minuto a minuto. Kotler levanta que existem algumas decisões primordiais que devem ser tomadas no marketing de varejo. Assinale qual das alternativas contempla essas decisões:

Correta a. - mercado-alvo, sortimento de produtos, suprimento de produtos, serviços, ambiente de loja, preço, comunicação, localização.

Feedback da resposta: Comentário: a resposta correta é a “a”, por contemplar todas as decisões que são primordiais para o varejo.

Pergunta 8

Percebemos o quanto é importante o varejo, ou seja, as lojas, para que a indústria possa atender diversas necessidades de clientes, que podem estar espalhados pelo mundo. Mas é possível também sem loja. Nas afirmativas abaixo, assinale aquela que demonstra formatos de varejo sem loja:

Correta e - as alternativas a, b e c apresentam formas de varejo sem loja.

Feedback da resposta: Comentário: a resposta correta é a “e”, pois o varejo sem loja, em função das ferramentas de comunicação, tem crescido muito e pode se apresentar como telemarketing, marketing televisivo, compras eletrônicas (pela internet), serviço de compras, e por meio da venda multinível, que é a venda direta.

Pergunta 9

Sabemos que marketing já foi muitas vezes confundido com vendas e, às vezes, isso ainda ocorre, mas as modernas teorias mercadológicas nos trazem que:

Correta e. - todas as alternativas estão corretas.

Feedback da resposta: Comentário: a resposta correta é a alternativa “e”, pois marketing é ao mesmo tempo uma “arte” e uma “ciência” por ser toda e qualquer relação de troca que supre necessidades humanas e sociais, envolvendo uma quantidade imensa de processos, objetivos e relacionamentos.

Pergunta 10

Toda e qualquer organização que venda para o consumidor final está fazendo varejo, independentemente dos produtos que ela comercialize. As empresas que comercializam sobras de mercadorias e mercadorias com pequenos defeitos são denominadas:

Correta e. - varejo off-price.

Feedback da resposta: Comentário: a resposta correta é a alternativa “e”, pois uma loja que comercializa produtos que não têm numeração completa, que apresentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com