TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Verde

Tese: Economia Verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 10

Economia Verde

Considerando os impactos adversos gerados por dependentes da lógica do modelo econômico atual, poder-se argumentar que uma economia verde (ou nova economia) que já se desenhamos cenários globais.

Está vindo para ficar por tempo indeterminados, o motivo de defendemos estes argumento é muito simples na palavra do professor de economia.

Economia verde ou nova economia poder ser definida como aquela em que a produção o consumo de bens se dão por meio de processor em que não é utilizador mais rapidamente do que a capacidade da natureza renova-los.

No limiar do século XXI, muitas entidades governamentais, econômicas e intelectuais começaram a defender a necessidade uma “nova revolução industrial” resultante de um novo sistema econômico referido como economia verde extrair recursos naturais, produzir e distribuir de forma sustentável tem sido fator de pesquisas e discussões no mercado e nas cúpulas de meio ambiente.

Além de significar, teoricamente, uma nova revolução industrial e econômica, a economia verde propicia a necessidade de uma novíssima revolução tecnológica que trabalhe desde a extração sustentável de recursos naturais até a reciclagem de bens já consumidos.

Em época de preocupações com as mudanças climáticas, tem sido urgente uma profunda análise e elaboração de novos processos produtivos que mitiguem os efeitos do aquecimento global e da produção industrial tradicional e devastadora.

Reforçando está ideias, Van Jones em 2009 afirma que a economia norte-americana, à maior do mundo mais última décadas no consumo ao invés da produção na recuperação do meio ambiente. Para ele a crise da economia global na contemporaneidade pela crise de 2008 e 2009 expõe essas falácias e os riscos inerentes a elas.

No contexto de implantação da economia verde nas nações e em suas comunidades locais, um fator mais do que importante, é a implantação da educação ambiental como disciplina transversal e permanente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

Não é mais possível viver e trabalhar consumindo e discriminando a sociedade e a natureza como tem sido feito até os dias atuais, no escopo do consumismo e do desconhecimento de suas consequências maléficas à sociedade e à natureza.

A economia verde depende de uma consciência coletiva e presente na vida comum do ser humano, bem como nas empresas de produção e serviços e nas instituições públicas. Com o apoio de uma tecnologia de menor impacto ambiental.

Acreditamos que diminuir a emissão de gases de efeito de estufa dependa de novos mecanismos de produção e tecnologia limpa. As atividades econômicas ainda precisam ampliar as suas instalações e conhecimento sobre o melhor uso do solo, manuseio e reciclagem do lixo, por exemplo.

Uma das bases internacionais da economia verde é o mercado de créditos de carbono, que viabiliza um menor ritmo na emissão de gases de efeito estufa e amplia o investimento em países menos desenvolvidos e possuidores de menor nível de emissão. Porém, o mercado de créditos de carbono, em longo prazo, poderá se tornar limitante, enquanto não houver tecnologia de produção não poluente e geração de energia limpa que atenda a demanda crescente em nível global.

A verdade é que nenhum país industrializado poder continuar consumindo mais do que produz, assim como as esperanças e sonhos dos povos.

Muitos países em desenvolvimento estão se preparando para este novo futuro, no Quênia, por exemplo, há o projeto de triplicação de produção de energia elétrica proveniente de geotérmicas e incentivo para a produção de energia eólica.

Relativo à implantação de energia a eólica e solar, quanto maior o número de produção e instalação de seus equipamentos, menor é o custo de sua instalação e operação. Apesar da China ainda ser um dos maiores poluidores do mundo, o país é o maior mercado mundial de aquecimento solar térmico, em que utiliza a energia solar para aquecer a água de seus edifícios.

Economia verde é um conjunto de processos produtivos industriais, comerciais, agrícolas e de serviços que ao ser aplicado em um determinado local país, cidade, empresa, comunidade, etc. possam gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social.

O principal objetivo da Economia Verde é possibilitar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica.

A nova economia enfrentar nesta fase de legitimação em que se encontra é preparar profissionais em larga escala num espaço de tempo curto para liderar as mudanças para o desenvolvimento de inovações sustentáveis.

De acordo com especialistas que atuam nas áreas de Economia e Meio Ambiente, a aplicação da Economia Verde em países desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaria a geração de empregos e o progresso econômico. Ao mesmo tempo, combateria as causas do aquecimento global (emissões de CO2), do consumo irracional de água potável e dos fatores que geram a deterioração dos ecossistemas.

- Pouco uso de combustíveis fósseis (gasolina, carvão, diesel, etc.) e aumento do uso de fontes limpas e renováveis de energia;

- Eficiência na utilização de recursos naturais;

- Práticas e processos que visam à inclusão social e erradicação da pobreza;

- Investimento e valorização da agricultura verde;

- Tratamento adequado do lixo com sistemas eficientes de reciclagem.

- Qualidade e eficiência nos sistemas de mobilidade urbana.

Empregos Verdes.

A geração de empregos verdes é um dos principais problemas que apresentam nas mudanças climáticas e da nova economia de acordo com a organição internacional do trabalho.

Se gerar posto de trabalho de modo a melhorar as condições de vida da população mundial.

Empregos verdes possuem relação com empregos formais, em atividades econômicas que contribuem para a redução de emissões de carbono que melhoram/conservam a qualidade ambiental, visando à redução dos impactos ambientais e a proteção da biodiversidade, de modo a evitar formas de desperdício e poluição em direção à sustentabilidade. Este artigo tem como objetivo examinar os empregos verdes como mecanismo de redução de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com