TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia: conceito e abrangência

Artigo: Economia: conceito e abrangência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WEB AULA 1

Unidade 1 – Economia: Macro e Micro

Olá Pessoal! Sejam todos bem-vindos ao nosso Ambiente de Aprendizagem Virtual. Eu sou a Professora Regina Malassise. Sou Doutoranda em Economia pela Universidade Estadual e Maringá e sou docente do Ensino Superior na área de Economia. Posso dizer que lecionar economia para mim é uma tarefa muito agradável. Gosto muito de compartilhar o que sei com você, caro aluno. Durante este período, que vamos estudar a disciplina de Economia, você vai poder melhorar a dinâmica da economia e isto, com certeza, lhe ajudará no desempenho de suas atividades profissionais.

Caro aluno! Um dos primeiros questionamentos que surge na cabeça de um jovem estudante do curso de Ciências Contábeis é por que estudar Economia. Qual é a ligação entre estas duas áreas?

Num primeiro momento devemos lembrar que toda a normatização contábil resulta de uma discussão ampla sobre a necessidade de regulação e intervenção do Governo no mercado. Normalmente, esta intervenção visa promover um ajuste nos preços, nos tributos, nos salários, nas regras de mercado, entre outros.

Muitas vezes, essa intervenção ocorre por pressões do próprio mercado. Podemos citar como exemplo a alteração na lei das SAs que foi alterada devido a exigência do mercado por mais transparência nos relatórios contábeis destas empresas. Esta transparência já é comum nas empresas que têm suas ações negociadas em bolsas de valores no mundo todo e agora o Brasil também conta com esta inovação.

De imediato as alterações promovidas na normatização e legislação têm impactos sobre os agentes econômicos, sejam eles consumidores, empresas e sobre o próprio governo.

E também de imediato impactam sobre a atividade do profissional de contabilidade. Com certeza, a garantia de que as alterações foram entendidas e, estão sendo corretamente implementadas e seguidas pelos agentes, aparecem nos mais diversos documentos e registros contábeis, os quais os agentes devem manter atualizados.

Assim, no estudo da economia, você deverá entender melhor o funcionamento do mercado e a interação entre os agentes econômicos. Estudar Macroeconomia, Economia Internacional, Economia Brasileira e Sistema Financeiro Nacional é importante para dar suporte ao seu bom desempenho profissional. Então, mãos à obra, tenha uma ótima atividade de leitura.

ECONOMIA: CONCEITO E ABRANGÊNCIA

Nos jornais, todos os dias, ouvimos informações sobre a economia, estas notícias envolvem medidas de política econômica, desempenho produtivo das empresas, emprego, renda, entre outros, mas afinal, o que vem a ser economia? Pois bem, vejamos o conceito de economia.

Ciência que estuda a atividade produtiva. Focaliza estritamente os problemas referentes ao uso mais eficiente de recursos materiais escassos para a produção de bens; estuda as variações e combinações na alocação dos fatores de produção (terra, capital, trabalho, tecnologia), na distribuição de renda, na oferta e procura e nos preços das mercadorias. Sua preocupação fundamental refere-se aos aspectos mensuráveis da atividade produtiva, recorrendo para isso aos conhecimentos matemáticos, estatísticos e econométricos. “De forma geral, esse estudo pode ter por objeto a unidade de produção (empresa), a unidade de consumo (família) ou então a atividade econômica de toda a sociedade” (SANDRONI, 1999, p. 189).

Complementando este conceito precisamos entender que a economia é uma ciência e que em linhas gerais, este é um termo utilizado para definir todas as áreas do conhecimento que têm método de estudo. As análises econômicas têm por base um método de estudo.

SAIBA MAIS

O pai da ciência é Galileu Galilei, italiano que viveu entre 1564 a 1642, que observou os fenômenos mais comuns da natureza e a regularidade com que eles ocorriam, procurando descrevê-los com detalhes de cálculo e matemáticos. De seus estudos nasceu o método científico.

Do conceito de economia podemos verificar que a produção de bens e serviços destina-se à satisfação das necessidades humanas e estas são ilimitadas porque se renovam e se multiplicam de acordo com a evolução da humanidade. Porém, na atualidade, ouvimos que o meio ambiente está saturado que precisamos repensar nossas práticas produtivas e de consumo. Logo, percebemos que os recursos necessários para produção de bens são escassos, por isto são limitados. Isto traz à tona uma discussão sobre a sustentabilidade, podemos entender mais sobre isto vendo o vídeo.

Vídeo 1

Sustentabilidade

<https://www.youtube.com/watch?v=GZ8js2FX0mU>.

Questão para Reflexão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com