TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais

Artigo: Empreendedorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Artigo  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 4

Empreendedorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais.

Muitas pessoas querem abrir seu próprio negocio, algumas tem o dinheiro guardado de uma economia, outros fazem acertos com as empresas que são empregadas e outros ate pegam emprestados, para montar seu próprio negocio, e por fazer um plano de negocio, pela ansiedade de começar e achar que vai ganhar muito dinheiro acaba esquecendo-se de fazer pesquisa sobre qual mercado pretende atuar, se tem conhecimento afinidade no que vai ser feito, o publico que ira atender, o lugar estratégico para ter um bom funcionamento. E por esse motivo por não ter um plano de negocio que muitas empresas logo fecham as portas.

No texto de Jose Dornelas, ele diz que para termos um bom negocio e sermos um bom empreendedor, temos a opção de fazermos cursos pelo SEBRAE, tem a consultoria de universidades e escolas de ensino médio, tem que fazer estratégias, buscar colaboradores capacitados, estar sempre à frente dos negócios, motivando-os, e sempre procurando suprir as necessidades.

ETAPA 2ª- DEPOIS DE DISCUTIDO COM O GRUPO O TEMA A CIMA IDENTIFICAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL.

AS OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Atualmente o Brasil é um país de oportunidades, os negócios já não surgem mais por necessidades, mas sim por oportunidades, os empreendedores buscam independência e autonomia através da grande oferta de oportunidades. Porém é preciso se preparar para encarar esse desafio, buscando ferramentas de auxilio para que a empresa sobreviva e não decaia já nos primeiros anos de mercado. Para isso nem sempre o estudo faz a diferença, mas sim os comportamentos empreendedores do empresário.

No último ano o Brasil teve um resultado muito bom no empreendedorismo, houve um desenvolvimento expressivo das pequenas e médias empresas, impulsionado pelo boom econômico que ocorreu no mundo inteiro, mas também pela maior oferta de crédito a juros mais baixos para os empreendedores brasileiros. Antes no Brasil, este processo de modernização gerencial, tecnológico e dos processos de trabalho também ocasionou, a partir da segunda metade dos anos 80, o crescimento da fundação de novos negócios. A terceirização das atividades não essenciais nas empresas de médio e grande porte e as mudanças no mundo do trabalho com redução na oferta de empregos formais gerou a criação de dezenas de empresas de pequeno porte, representando a alternativa encontrada pelas pessoas para obterem trabalho e renda.

A força do empreendedorismo no Brasil está na juventude. E pode ser medida pela capacidade de renovação nas duas faixas etárias que mais crescem. Hoje, o grupo dominante é formado por jovens adultos de 25 a 34 anos - soma 22,4%. Mas os que têm de 18 a 24 anos vêm logo atrás e formam a faixa que mais cresceu na última década - 7,4%. É o que revela um estudo no Brasil feito pelo SEBRAE e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). Entre os países desenvolvidos e emergentes, o chamado G20, o Brasil e a Rússia são os únicos nos quais os empreendedores na faixa de 18 a 24 anos representam um número maior do que aqueles que têm 35 anos ou acima disso. Em 2010, o primeiro grupo representou 17,4% dos empreendedores nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com