TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio de economia

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 11

Exercícios à 1ª aval

  1. Relacione as questões básicas (problemas econômicos fundamentais), das diferentes economias,  com seus respectivos objetivos.

Em uma economia de mercado os problemas econômicos fundamentais são resolvidos da seguinte forma:

  • O que produzir é sinalizado pelos consumidores, o que é chamado de “soberania do consumidor”. Eles determinam o que dever ser produzido.

  • Quanto produzir é sinalizado pelo encontro da oferta e demanda no mercado de bens e serviços.
  • Como produzir é sinalizado pela eficiência produtiva. (Empresas)
  • Para quem produzir é sinalizado pelo encontro da demanda e oferta no mercado dos fatores de produção.

Em uma economia planificada os problemas econômicos fundamentais são resolvidos a partir da decisão de um órgão central de planejamento, e não pelo mercado.

  1. Tomando como referência a população total de um país, assinale a alternativa correspondente a PEIP:  a) PT – PEA – PD);  b) PEA – (E + D + O);  c) PT + PEA –PD);  d) (E

+ D + O) + PEA;        e) AND + ADD + ADE; onde: PT = população total; PEA = população economicamente ativa; E = estudantes que não trabalham; D = domésticas; O = outros; AND = aptos e não dispostos; ADD = aptos, dispostos e desempregados; ADE = aptos, dispostos e empregados; PD = população dependente; PEIP = população em idade produtiva.

d) (E + D + O) + PEA

  1. Tomando como referência a população total de um país, assinale as alternativas corretas. A PEA é igual a:  a) PT – PD + PEIP;  b) PEIP + (E + D + O);  c) PT + PD -- PEIP ;

d) AND + ADD + PO);   e) (E + D + O) + ADD; f ) PT – PD – (E+D+O);  onde: PT = população

total; PEA = população economicamente ativa; E = estudantes que não trabalham; D = domésticas; O = outros; AND = aptos e não dispostos; ADD = aptos, dispostos e desempregados; PO = população ocupada; PD = população dependente; PEIP = população em idade produtiva.

f) PT – PD – (E+D+O)

  1. Dada sociedade está diante das opções de produção a seguir. Considere os pontos de A até E, SOBRE a sua Curva de Possibilidades de Produção (CPP), os pontos F e G, AQUÉM da CPP e o ponto H, ALÉM da CPP. PEDE-SE: a) traçar a curva de possibilidades de produção dessa sociedade; b) definir (marcar) os pontos F, G, e H; c) fornecer o significado desses pontos (F, G e H)  no tocante ao emprego de recursos.

a)  Pontos: H

A

B

C

D

E

F

G

b) Alimentos (toneladas) - Eixo horizontal  : 15

0

5

10

15

20

12

10

c)  Canhões (unidades) - Eixo vertical: 100

150

130

100

60

0

50

60

a) e b)

[pic 1]

c) Os pontos F e G aquém da cpp significam que não está sendo empregado todos os recursos produtivos e o ponto H, além, significa que não é possível atingir tal capacidade produtiva com os recursos e tecnologias atuais.

  1. Qual a origem da renda nacional no interior do sistema econômico nacional visto através da Matriz de Leontieff.

A origem da renda nacional, pela matriz de Leontieff, é o campo A, que representa de forma integrada toda a produção de bens intermediários na economia, neste caso, nacional.

  1. Estabeleça as seguintes distinções (distinga) com base em seus componentes : a) fluxo real de fluxo nominal; b) mercado dos recursos produtivos de mercado do produto;

  1. Ao empregar os recursos fornecidos pelas unidades familiares as unidades de produção os remuneram, pagando-lhes salários, alugueis e outras rendas de ativos, juros, lucros, e dividendos. Com a massa de remunerações recebidas, as unidades familiares adquirem poder aquisitivo, para desfrutar dos bens e serviços disponíveis (alimentação, habitação, vestuário, saúde, educação, transporte e lazer). E, ao adquirir os bens que atendem as suas necessidades, as unidades familiares retransferem às unidades de produção, pelos preços pagos quando das aquisições, os fluxos monetários delas originados.
  1. No mercado de recursos de produção, as unidades familiares exercem funções típicas de oferta, enquanto que as unidades de produção exercem a procura.

No mercado de bens e serviços, os papéis encontram-se invertidos. As unidades de produção exercem atividades típicas de oferta, enquanto as unidades familiares exercem a procura.

  1. Considerando a abordagem de Claudio Napoleoni, distinga o 1º do 2º sistema econômico-tipo QUANTO: a) as categorias de sujeito econômico; b) a propriedade dos meios de produção; c) a relação trabalho e propriedade dos meios de produção.

O primeiro sistema-tipo é constituído por um conjunto de sujeitos, em que cada um é, ao mesmo tempo, trabalhador e proprietário de todos os meios de produção que utiliza no processo produtivo. O segundo sistema-tipo se articula sobre três categorias de sujeitos. A primeira categoria é constituída pelos trabalhadores puros, mas estes não têm nenhuma propriedade sobre os meios de produção do sistema. A segunda categoria é constituída pelos proprietários de todos os meios de produção que não são recursos naturais. A terceira categoria é composta pelos proprietários dos recursos naturais. A diferença em relação ao primeiro sistema-tipo é que neste segundo tem-se uma separação entre trabalho e propriedade dos meios de produção, sendo que este último é de propriedade de duas categorias particulares de sujeitos econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com