TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios para fixação dos conceitos introdução a economia

Ensaio: Exercícios para fixação dos conceitos introdução a economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Ensaio  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO DOS CONCEITOS

INTRODUÇÃO A ECONOMIA – 1º BIMESTRE

1- Porque os problemas fundamentais da Economia originam-se da escassez de recursos?

R: Os problemas fundamentais da Economia, o quê e quanto produzir, como e para quem produzir, originam-se da escassez dos recursos (naturais) que são limitados e demandados pelas necessidades humanas que, por sua vez, são ilimitadas.

2- Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

R: No Mercantilismo a riqueza consistia em acúmulo de metais precisos, era o que determinava o poder uma nação, cuja política acabou estimulando guerras e nacionalismo, além da poderosa presença do Estado nos assuntos econômicos.

Já na Fisiocracia, os fisiocratas sustentavam a importância da terra como única fonte de riqueza, portanto a riqueza de uma nação representava os bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades como a lavoura, pesca e mineração. A fisiocracia surgiu como uma reação ao mercantilismo e defendia menos presença do Estado na Economia.

3- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?

R: O mais destacado foi Adam Smith, considerado o precursor e pai da Economia. Na sua visão, Smith entendia que a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, como que guiada por uma “mão-invisível”, ou seja, todos os agentes econômicos, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem estar de toda uma sociedade, independente

da ação do Estado (governo), é o chamado princípio do liberalismo. Para Smith, a atuação do estado deveria limitar-se a proteção da sociedade.

4- Conceitue a função demanda.

R: Qd=ƒ(P) Quantidade demandada Qd é uma função ƒ do seu preço.

Significa que a demanda é a quantidade procurada de um determinado bem/serviço, num dado período de tempo e ela depende basicamente do seu preço. Por isso na lei geral da demanda, há uma relação inversamente proporcional, se o preço do produto aumenta a quantidade demandada diminui e se o preço do produto diminui a quantidade demandada aumenta.

5- Para muitos produtos, tanto seus preços com as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática? Justifique.

R: Não, se isso ocorrer com um produto cuja demanda é elástica, ou seja, sensível as variações de preço, mas a renda do consumidor também acompanhar as variações de preço (também aumentar), portanto um aumento de preço pode não impactar numa redução de consumo.

Já com um produto cuja demanda é inelástica, dada a essencialidade do produto, um aumento de preço pode não significar redução de consumo.

6- Conceitue a função oferta.

R: Q0=ƒ (P)

Q0= quantidade ofertada de um bem ou serviço, num dado período;

P= preço do bem ou serviço

Significa que a oferta que é a quantidade ofertada de um bem/serviço em um determinado período de tempo depende basicamente do preço. Mas diferente da relação inversamente proporcional da lei geral da demanda, a lei da oferta tem uma relação direta entre a quantidade ofertada e o preço, ou seja, um aumento de preço estimula as empresas a elevar a produção, aumentando a quantidade ofertada.

7- Supondo uma demanda elástica, um aumento de um imposto sobre vendas incidirá mais sobre consumidores ou vendedores? Justifique.

R: Sobre os vendedores, pois numa demanda elástica o consumidor pode deixar de consumir ou consumir produtos com substitutos próximos devido a um aumento de preço.

8- Sobre a elasticidade-preço da demanda:

a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?

b) Por que a elasticidade-preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com