TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores de crescimento de negócios hoje

Pesquisas Acadêmicas: Fatores de crescimento de negócios hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

4 CONTEXTO EMPRESARIAL 4

3 CONCLUSÃO ..............8

4 REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa o estudo do mercado empresarial, analisando as empresas que buscam sucesso, usando as ferramentas administrativas, como meio de se manter sólidos no mercado, buscando a fidelidade de seus clientes e conquistando novos.

Usando a contabilidade como parceira, trabalhando de forma inovadora e tecnológica, os empresários vêem conquistando grande espaço no cenário econômico atual. O empresário atualizado passou a investir em mão de obra qualificada, no bom atendimento, não estudo do mercado (juros, inflação...) na hora dos investimentos, passando a ter mais lucro. Observando que neste cenário, isso já não é mais privilégio das empresas de grande porte. Já que as micro e pequenas empresas geraram em fevereiro deste ano, mais de 74 mil vagas de emprego, representando cerca de 60% dos 123,4 mil postos criados pelo setor produtivo do País. Este é mais um detalhe que vem provar, que o avanço da economia e a evolução e sucesso dos empresários não é mera casualidade, e sim uma caminhada constante, que vem dando resultados.

CONTEXTO EMPRESARIAL

Todo bom empreendimento hoje, já foi sonho um dia. E para tirar um sonho empresarial do papel, é preciso uma boa análise do que é organização, e todos os fatores que interferem na economia.

“O mercado é extremamente competitivo, mas procuramos nos destacar agindo corretamente com nossos clientes, atendendo as necessidades dos nossos clientes, e fazendo da melhor maneira possível para deixar ele feliz”, diz Oliveira - empresário de sucesso.

Isto são palavras de um empreendedor com visão. Que teve uma idéia e buscou um meio de torná-la realidade. Analisando as situações e depoimentos dos empresários de sucesso, podemos dizer que a importância dada às ferramentas administrativas, foi vital, para se chegar ao objetivo e se manter nele.

Montar um negócio hoje é bem mais, que se investir capital em algo que parece dar certo para outros. Pois para tornar um empreendimento rentável, primeiramente tem que se escolher com antecipação o melhor curso para se chegar a meta(é preciso planejamento). É saber de usar de forma adequada tudo que se tem disponível e com eficiência (é ter organização). É saber recrutar uma boa equipe, tendo não somente um chefe, mas um líder (tem que ter direção). Contudo o controle vem como a ferramenta que vai assegurar que todas as outras vão funcionar como o planejado.

No mundo globalizado, em que o mercado funciona de forma competitiva, o trabalho do gestor assessorado por todas essas ferramentas, já fez e farão com que as empresas se mantenham sólidas.

As empresas bem estruturas, buscam sempre inovações, as melhores práticas administrativas, sempre atentas a mudanças no mercado, a qualidade dos produtos oferecidos e a necessidade dos clientes. Com toda essa estrutura é possível detectar as oportunidades que surgem, assim como se proteger contra as ameaças. Dando condições de desenvolvimento favoráveis a seus resultados.

O governo também interfere no campo empresarial, criando medidas e agindo de forma a buscar o crescimento econômico do país.

A taxa de juros, por exemplo, vem interferir diretamente na economia, pois através dela que todos os agentes decidem concretizar seus projetos. Seja através de investimentos ou até mesmo com a abertura de uma empresa, seja aplicando em títulos públicos, expandindo, gastando em compras de bens diversos ao invés de deixar o capital aplicado. O que vem mostrar que, se a taxa de juros estiver alta, haverá no mercado poucos investimentos e baixo índice de consumo. Ao contrário da taxa de juros baixa, que significará mais investimentos e um alto índice de consumo.

“Os bancos vendem dinheiro, é o comercio deles. A partir do momento que você mostra para ele a viabilidade do negócio, os riscos inseridos, e ele confia, ele financia”, diz o químico Eduardo Martinez de Almeida – empresário de sucesso. O prazo de financiamento foi em 72 meses e o empresário afirma que ainda está pagando as prestações, mas revela que o retorno da empresa já permitiria quitar o valor se fosse conveniente.

Mesmo com essas facilidades, esse empreendimento só ser tornou possível com a baixa dos juros, e ainda assim muitos empresários esperam que as condições do mercado e a economia se mantenham estáveis, antes de tomarem a atitude de expansão.

O controle da inflação é também umas das grandes responsáveis pelo crescimento empresarial na atualidade. Pois a obtenção da matéria-prima que antes eram uma das grandes vilãs no preço final do produto, já não causa grandes impactos no orçamento das empresas. No passado muitos empresários, perderam competitividade por terem que elevar os preços dos produtos e serviços ao seu consumidor final.

Mesmo com essa estabilidade, o controle da inflação e também a inadimplência, que não podemos deixar de citar, são motivos de grande preocupação a uma boa parte dos empresários, que vem freando a expansão de suas empresas.

Entretanto, com a taxa de juros estável, o controle da inflação, o crescimento das empresas, temos como resultado o aumento de empregos. Esta é uma das questões de maior interesse da população e do governo. Pois perseguindo o crescimento da produção, como resultados terão a ampliação de ofertas de empregos. Assim as pessoas receberão salários e terão condições de adquirir mais produtos e serviços. Esse índice de empregos é o que trará mais equilíbrio á economia.

Pois com o desemprego em alta, haverá pouca demanda. Os produtos ficarão encalhados. A produção cairá e conseqüentemente o lucro também.

Portanto todas estas variações - juros, inflação, empregos/desemprego - vem a alertar ou mesmo impulsionar os empresários, pois estes devem estar sempre atentos às condições do mercado, que é o que vem dando a visão e segurança na tomada de decisões, neste cenário complexo que é a economia.

E o uso da contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com