TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Do Crescimento

Trabalho Escolar: Fatores Do Crescimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

CESUFOZ – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU-PR

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHAREL

FATORES DO CRESCIMENTO

FELIPE WERLE

Foz do Iguaçu – PR

Março, 2014

FATORES DO CRESCIMENTO:

O crescimento do individuo depende de seu próprio organismo e do ambiente onde ele vive, aquele representado principalmente pelos sistemas nervoso e endócrino, vem como pelos efetores, e este pelas condições ambientais, físicas e psicossociais, favoráveis ou desfavoráveis e que podem atuar antes ou depois do nascimento.

Os fatores do crescimento podem ser didaticamente divididos em dois grupos: FATORES INTRINSECOS ( orgânicos ou individuais, estendido este termo em função do fato de causas de baixa estrutura decorrente dos fatores intrínsecos afetarem indivíduos e não populações)FATORES EXTRINSECOS (ambientais ou populacionais, pois causas de baixa estrutura ligadas aos fatores extrínsecos podem afetar populações de indivíduos)

HERANÇA: A herança determina o tipo genético do individuo como capacidades morfofisiogênicas potenciais os fatores genéticos já estão contidos nos genes do ovo fecundando e, como capacidades atuantes, contidos nos genes de todas as células do organismo. Os genes estão contidos nos cromossomos do núcleo celular, sendo metade oriundos da mãe e metade do pai.

A adaptação genética de uma população consiste numa maior fertilidade de alguns indivíduos e modificações na mortalidade através de mecanismos seletivos positivos e negativos. Como fertilidade e mortalidade estão ligadas a certos genes podem modificar a estrutura de uma população. Cabe lembrar que a herança no campo da patologia pode influir poderosamente no crescimento, determinado o aparecimento de doenças genéticas com grave prejuízo do crescimento. É o caso da acondroplasia, doença genética acometendo diretamente o órgão efetor do crescimento estrutural.

FATORES NEUROENDÓCRINOS: A neuroendocrinologia colocou em destaque o hipotálamo como local controlador do sistema endócrino. Células hipotalâmicas são capazes de estimular ou inibir a liberação de hormônios das glândulas-alvo desempenham papel regulador sobre o hipotálamo por mecanismo de retroação e possível sobre todo o sistema nervoso, modulando as funções metabólicas e influindo no comportamento da criança.

Experiências feitas com animais de laboratório na vida pré e pós-natal tem mostrado que os hormônios tireoideanos, gonadais e adrenais são indispensáveis para que haja uma diferenciação normal do sistema nervoso.

É oportuno ressaltar a importância dos efeitos dos hormônios peptídicos sobre a função cerebral. Certos hormônios peptídicos hipofisários regulam sua propia secreção através dos mecanismos de retroação.

São produzidos no hipotálamo hormônios liberadores e inibidores da secreção da secreção anterior, havendo seis liberadores: o fator liberador do hormônio de crescimento da corticotrofina, tireotrofina, hormônio luteinizante, hormônio fólico-estimulante e da prolactina. Os inibidores são dois: o fator inibidor do hormônio de crescimento ou somatostatina , e o fator inibidor da prolactina. Estes fatores são regulados pela sua propia secreção e pelos hormônios hipofisários. O hipotálamo é ainda controlado por vias neurais que trazem estímulos provenientes de centros superiores do sistema nervoso central.

FATORES AMBIENTAIS EM GERAL: Os fatores ambientais poder ser divididos em pré-natais e pós-natais. Estima-se que no pré-natal se desenvolvem 44 divisões celulares para transformar o ovo no recém nascido e somente quatro divisões para transformar um recém nascido em organismo adulto. Avelocidade de multiplicação celular é especialmente rápida nas primeiras oito semanas, e embora a dotação genética já contenha o plano básico de crescimento e desenvolvimento, este plano pode ser variadamente modificado pelos fatores ambientais.herança e fatores ambientais pré-natais estão integrados de maneira tão intima que muitas vezes é impossível diferenciar suas respectivas contribuições ao desenvolvimento de um organismo. Alterações do meio ou genéticas podem resultar em defeitos congênitos semelhantes, e não é fácil classificar uma determinada malformação em ‘’hereditária’’ e ‘’não-hereditária’’.

Entre a concepção e o nascimento, o organismo pode ser injuriado por um grande numero de fatores: nutricionais, mecânicos, endócrinos, actínicos, infecciosos, imunitários, anóxicos, e também por drogas de efeito teratogênico.

O meio ambiente após o nascimento apresenta uma fantástica e continua variedade, o que obriga o individuo a uma constante adaptação fisiológica, sobretudo em relação a nutrição, atividade física, alterações climáticas e ambientais de ordem física e aos estímulos biopsicossociais.

NUTRIÇÃO: Como todo esforço, o crescimento consome energia, a fonte de calor proporciona principalmente hidratos de carbono, gorduras e acessoriamente pelas próprias proteínas. A dieta deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com