TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formalismo quantico

Por:   •  21/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

DISC.: MECÂNICA QUÂNTICA 1

PROF.: GALEN

ALUNO: ANDERSON DO NASCIMENTO ROUVER                      10/03/2010

Radiação de corpo negro

Chama-se de corpo negro aquele que absorve toda a radiação incidente sobre ele. Tais corpos não têm a capacidade de refletir a luz incidente. Podemos imaginar um corpo negro como uma cavidade que contém apenas uma abertura. A radiação incidente sobre esse orifício é refletida diversas vezes dentro da cavidade e praticamente não conseguirá sair pela abertura, assim podemos considerar que quase toda a radiação incidente foi absorvida, sendo assim, aproximadamente um corpo negro.

Se imaginarmos o corpo a uma certa temperatura e emitindo radiação que é refletida pelas paredes internas e sai pela pequena abertura, essa radiação é chamada de radiação de corpo negro.

Em 1879, Stefan supôs que a radiação fosse proporcional a quarta potencia da temperatura, ou seja,

[pic 1],

conhecida como Lei de Stefan-Boltzmann.

Em 1893, Wien mostrou que os máximos do espectro de radiação deslocam-se com o aumento de temperatura de forma linear, isto é,

[pic 2],

conhecida como Lei de deslocamento de Wien.

Fazendo uso da teoria clássica, Rayleigh e Jeans estudam a densidade de energia da radiação de corpo negro e obtém a formula de Rayleigh-Jeans para a radiação de corpo negro,

[pic 3],

Ao se observar a densidade de energia de uma abertura do corpo negro para diferentes temperaturas, observou-se que os experimentos não condiziam com a descrição clássica que trata o espectro de energia da radiação eletromagnética como continuo, concordando apenas para baixas freqüências. Pelo tratamento clássico, a energia media total das ondas estacionarias independem de suas freqüências.

[pic 4]

Com o intuito de resolver o problema, Planck sugeriu que a energia media total das ondas estacionarias fossem funções de suas freqüências. Planck sugeria que a energia possuía valores discretos e que eram distribuídos uniformemente, ou seja,

[pic 5]

e que a proporcionalidade entre energia e freqüência era dada por uma constante, isto é,

[pic 6],

constante h chamada de constante de Planck.

Sendo assim,

                                                         [pic 7]                  n = 0, 1, 2, 3, ...

Ao se comparar a previsão da teoria de Planck com os dados experimentais, observa-se que a radiação de corpo negro é muito bem  escrita dessa forma.

[pic 8]

Essa teoria de Planck é considerada o inicio da mecânica quântica, assumindo que os níveis de energia assumem valores discretos.

Efeito Fotoelétrico

Ao realizar experimentos de ondas estacionarias, Hertz confirmou a teoria de Maxwell sobre a propagação da luz. Porém, Hertz verificou algo novo e que ainda não tinha explicação. Ele verificou que uma descarga elétrica ocorre mais facilmente quando se faz incidir luz ultravioleta sobre os dois eletrodos, chamado de efeito fotoelétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (259.1 Kb)   docx (221.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com