TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos do empreendedorismo

Artigo: Fundamentos do empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  527 Visualizações

O tema empreendedorismo tem sido amplamente discutido e explorado por estudiosos contemporâneos e instituições modernas, demonstrando, assim, sua importância como um caminho para a inovação. No cenário atual criar e manter empresas inovadoras têm sido um grande desafio. Para Dornelas (2008), o caminho está sendo a implantação de uma cultura dentro das organizações. Entretanto, um equivoco de avaliação vem sendo cometido por organizações: Apenas inserir o empreendedorismo na missão e visão da empresa, assim como exigir que os funcionários passem a ter pensamentos e atitudes empreendedoras.

O empreendedorismo principalmente o corporativo, só ocorre em ambientes propícios ao seu desenvolvimento. O colaborador precisa se sentir motivado a buscar, a se dedicar e aplicar as suas competências a algo novo. Para isso, as organizações precisam gerenciar o processo empreendedor e programar políticas internas e dar suporte aos comportamentos empreendedores de seus colaboradores.

Um dos fundamentos do empreendedorismo seja ele independente ou corporativo, é a inovação. Ao empreendedor independente, inovação é importante porque lhe permite transformar em realidade seu sonho. Ao empreendedor corporativo, inovação é importante porque esta é a razão de seu esforço pessoal, de reconhecimento pelos seus pares e de avanço na carreira profissional.

De maneira geral, as organizações estão procurando despertar em seus empregados o espírito empreendedor, valorizando cada vez mais o individuo que “sempre está buscando a mudança, reage a ela, e a explora como sendo uma oportunidade” (DRUCKER,1986. P.36)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com