TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Causas Da ABC

Artigos Científicos: As Causas Da ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 2

reação, coloca-se um palito em brasa dentro do tubo e observa-se o que ocorre com a brasa. Depois, adiciona-se 5,0 mL de água destilada no tubo e, após ele ser agitado, é deixado de lado para que a mistura decante. Com a mistura decantada, a solução límpida e incolor é retirada para outro tubo e adiciona-se a ela 2 gotas de uma solução de nitrato de prata.

experimento 1 (resultados): as brasas do palito acendem intensamente, o que indica que a reação ocorrida produziu um gás combustível, no caso o oxigênio (O2(g)), pela seguinte reação: 2KClO3(s) 3 O2(g) + KCl (aq). Ao colocar-se água, o MnO2 decanta por ser insolúvel em água e o KCl é dissolvido.

Experimento 2 (procedimento): pega-se com o auxílio de uma pinça uma fita de magnésio de cerca de 2 cm de comprimento e leva-se essa fita ao fogo. Ao iniciar-se a reação, retira-se a fita do fogo e coloca-se ela sob o vidro de relógio para recolher o pó produzido. Depois, adiciona-se água e fenolftaleína a esse pó.

Experimento 2 (resultados): a reação do magnésio com o oxigênio atmosférico sob uma chama faz com que a fita, anteriormente reluzente e rígida, se torne pó pela seguinte reação: Mn(s) + ½ O2(g)  MnO(s) . Ao colocar-se água sobre o MnO (s), por ele ser um sal básico, a solução se torna básica, como pode ser comprovado quando adiciona-se fenolftaleína à solução e ela fica rosada, o que indica um meio básico.

Experimento 3 (procedimento): preenche-se 2/3 de um béquer de 1 L com água destilada e adiciona-se 5 gotas de fenolftaleína nele. Fixando um tubo de vidro resistente a um suporte e imergindo cerca de 4 cm dele na água, corta-se um pedaço de sódio metálico que é colocado no interior do tubo. Ao iniciar-se a reação, joga-se um palito de fósforo aceso dentro do tubo.

Experimento 3 (resultados): o sódio, anteriormente brilhante e maleável, ao ser depositado na água, reage rapidamente com ela por meio da seguinte reação: Na(s) + H20(l)  ½ H2(g) + NaOH(aq) . Com a liberação de hidrogênio gasoso, que é um gás altamente inflamável, quando o palito de fósforo aceso é jogado dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com