TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalizadores e globalizados

Artigo: Globalizadores e globalizados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Artigo  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 4

Globalização

Caracteriza-se:

- Expansão dos fluxos de informações

- Aceleração das transações econômicas

- Crescente difusão de valores políticos e morais em escala universal

“Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta”

GLOBALIZADORES E GLOBALIZADOS

Os países que conseguem assimilar as novas tecnologias possuam as multinacionais mais avançadas, dispondo de uma vantagem comercial adicional em relação aos demais e de maior autonomia para realizar as suas políticas. Esses são os globalizadores.

Os países globalizados são os mais vulneráveis e, portanto os mais expostos aos efeitos negativos da globalização, pois geralmente importam mais do que exportam, ou adquirem tecnologias mais caras do exterior. Esses países procuram estimular a instalação de empresas multinacionais em seu território, mas não fomentam as empresas nacionais na magnitude exigida.

LIMITES DA GLOBALIZAÇÃO

A globalização não elimina as especificidades locais. Abre possibilidades novas, mas também gera atritos, já que a concorrência internacional entre sistemas econômicos e culturais se tornam mais fortes.

A globalização esta longe se integrar a população mundial. A grande maioria da população encontra-se limitada a sua experiência local, distante das novas tecnologias, do conforto propiciado pelas maravilhas eletrônicas e mesmo do acesso aos bens e serviços básicos.

De um lado profissionais conectados por meio dos computadores, prestando serviços altamente especializados e trabalhando em indústrias modernas. São elites da globalização encontradas especialmente nos países desenvolvidos, mas também presentes nos subdesenvolvidos.

De outro lado, há desempregados, trabalhadores precários, empregados domésticos, os que realizam bicos... Esses são os excluídos da globalização. Tais indivíduos são encontrados nos países globalizados, ainda que não seja difícil encontrá-los nos glabalizadores.

Em suma, a globalização trouxe um aumento dos fluxos internacionais de mercadorias, capitais e informações, os quais perpassam os vários países e afetam a dinâmica econômica das empresas, a realidade social dos indivíduos e as opções políticas de partidos e movimentos sociais. Uma parte significativa das populações, culturas, e economias esta, entretanto a margem desse processo, alheia aos novos bens de consumo e tecnologias, incapaz de acessar e processar as novas informações e ainda imune aos novos valores morais e sociais.

Antecedentes Históricos sobre a Globalização

A globalização é um fenômeno inédito, que surge nas últimas décadas do século XX, trazendo consigo uma transformação fundamental no funcionamento das sociedades humanas? Ou trata-se antes de um processo histórico de longa maturação, que deixa seus primeiros rastros no inicio da Idade Moderna, confundindo-se com a própria expansão do capitalismo?

Alguns autores tendem a vê-la como um fenômeno revolucionário, uma ruptura com relação ao passado, enquanto outros a encaram como uma continuação da historia de expansão dos mercados.

O conceito globalização é por si uma novidade. Surge na década de 1980 nas escolas de Administração dos EUA para depois literalmente correr o mundo. Quando de sua formação, está relacionada às estratégias das empresas que procuravam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com