TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalizaçao

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

Pólo: UNIPLI -Centro Universitário Plínio Leite

Ciências Contábeis

Desenvolvimento Econômico

Tutor: Azael de Oliveira Pompeu

Aluno: Wesley Rodrigo de Oliveira

RA: 7245594364

Niterói - RJ

7/ Maio/ 2015

Sumario

  • Introdução
  • Globalização - Econômica
                                      Cultural
                                      Política
  • Fenômeno de Outsourcing 
  • Nike
  • Considerações finais
  • Bibliografia

Introdução

O respectivo trabalho é sobre a Globalização Fenômeno de Outsourcing, compreendendo os conceitos, seus pontos positivos, negativos e analizar como se em caixa nas empresas.

Os principais objetivos são aprimorar os conhecimentos sobre os temas e perceber nitidamente as diferenças entre os conceitos que envolvem Globalização econômica, cultural e política, conhecer o conceito de  Outsourcing, e analisar isso em pratica na empresa transnacional.


Globalização

Para alguns autores a globalização se iniciou na época do descobrimento, quando os povos europeus começaram a colonizar outras nações, levando sua cultura para outro tipo de povos, mas teve um grande destaque na revolução industrial e quando o capitalismo desbancou o socialismo  acabou se transformando em um movimento revolucionário.

Esse é um processo econômico, social, cultural e político que interliga os países, transformando o mundo em uma grande Aldeia Global. O significado é citado  por diversos teóricos, em denominações como: formação global, cultura global, sistema global, modernidades globais, processo global ou culturas globais.

Esse processo é o meio em que mercados de diferentes países se interagem e aproximam pessoas, produtos e serviços gerando uma expansão capitalista, influenciando nas transações financeiras e expansão de negócios do mercado interno para mercados distantes e emergentes.

Outra característica importante é o menor custo do processo de produção pelas indústrias. Diversas indústrias tem filiais espalhadas em pró dessa busca. Uma blusa, por exemplo, pode ter matéria prima do Brasil e ser finalizado na China por conta desse barateio .

Globalização Econômica

Com o surgimento da globalização diversos países começaram a formar relações comercias formando os blocos econômicos, expandindo produtos, bens e serviços em escala mundial. O período em que a globalização econômica mais se intensificou foi no meado do século XX com a III Revolução Industrial.

Globalização Cultural

A globalização proporcionou a transmissão de diversos valores culturais, sendo assim , cada país aprendeu um pouco de outras culturas, absorvendo ou criando outros tipos de costumes. Existe uma desigualdade de influencia dessas culturas, alguns países tem um nível maior que outros , um exemplo disso é a chamada Indústria cultural que controla os padrões de comportamento, moda e costumes entre outros.

Globalização Política

A globalização política não teve muito impacto quanto a econômica, mas , teve um confronto de interesses em função do poder, ou seja, vantagens e benefícios para cada país, formando alianças, um bom exemplo disso são os Blocos Econômicos.

Fenômeno de Outsourcing 

Outsourcing é uma pratica relacionada a sub-contratação de serviços especializados em pró de uma maior visibilidade dos custos e aumento dos recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa com o objetivo de tornar a empresa mais rentável. Esse processo pode ser considerado como uma lâmina de dois gumes, pois tem seus pontos positivos e negativos.

Ponto Positivo

Aumenta a rentabilidade da empresa;

Aumenta a liberdade da empresa para se focar em determinada atividade, transferindo a responsabilidade para a empresa contratada;

Acesso a tecnologias e a especialistas não existentes dentro da organização;

A penetração em novas indústrias ou mercados com elevadas barreiras à entrada;

desempenho de atividades de difícil gestão ou controlo;

Ponto Negativo

A possibilidade de o subcontratado se revelar mais ineficaz e ineficiente do que o subcontrataste;

A inexperiência do subcontratado;

Incerteza quanto à evolução do negócio;

 Pode resultar em corrupção( Lavagem de Dinheiro );

Pode colaborar para a exploração e desumanização do trabalhador;

Para os trabalhadores é uma questão complexa, pois recebem salários baixos, exercem suas funções  ou ate mesmo outros tipos fora da sua alçada e ainda existe o risco de demissão, pois a mão de obra é flexível.

Nike

Nike, Inc. é uma empresa norte-americana de calçados, equipamentos esportivos, roupas, e acessórios que foi fundada em 1972 por Bill Bowerman e Phillip Knight, que é o atual presidente da empresa. Sua atual sede fica em Abertona, no estado de Oregon, nos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com