TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMAÇÃO ECONÔMICA

Projeto de pesquisa: INFORMAÇÃO ECONÔMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.115 Palavras (33 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 33

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

CRISTIANE DE JESUS LISBOA PEREIRA

INFORMAÇÃOES ECONÔMICAS

Cuiabá

2013

CRISTIANE DE JESUS LISBOA PEREIRA

INFORMAÇÕES ECONÔMICAS

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para trabalho de dependência de estatística, 3 semestre.

Prof. Marcelo C.Viegas

SUMÁRIO

2.7.Juros simples e composto .........................................................................16/17/18

2.8.Parcelas uniformes e não uniformes................................................19/20/21/22/23

2.9.Liderança ...................................................................................................23/24/25

3.CONCLUSÃO.........................................................................................................26

4.BIBLIOGRAFIA......................................................................................................27

1.INTRODUÇÃO................................................................................................................4

2.DESENVOLVIMENTO ...................................................................................................5

2.1 Conceito da inflação ...................................................................................................5

2.2 Taxa de juros ..............................................................................................................6

2.3 Taxa de câmbio ..........................................................................................................6

2.4.Medidas descritivas .................................................................................6/7/8/9/10/11

2.5.Conceito de custos ............................................................................................12/13

2.6.Indicadores financeiros ..................................................................................14/15/16

1. INTRODUÇÃO

Este estudo visou demostrar a importância da informação economica atraves da midia, para o bom desenvolvimento e controle financeiro e econômico, no Brasil, vivemos atualmente um período de inflação de demanda, haja vista que o crescimento econômico deixou as pessoas com maior poder aquisitivo, o que expandiu o consumo, ao mesmo tempo em que a produção não conseguiu acompanhar este crescimento.

Este cenário de atividade aquecida fica evidente pelo dados do PIB do primeiro semestre de 2010, com alta de 9,0%, a maior série histórica do IBGE, iniciada em 1995.

Além disso, a mídia tem trazido informações sobre a taxas recordes de contratação de mão de obra, desemprego em queda e produção industrial em expansão.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito sobre a inflação e a sua influência sobre a economia.

A inflação é um processo de elevação de preços que ocorre sempre que há procura maior que a capacidade de uma economia produzir determinado bem ou serviço. A inflação, pode ser de oferta – quando há escassez de produto - ou de demanda – quando aprocura é maior que a quantidade ofertada. No Brasil, vivemos atualmente um período de inflação de demanda, haja vista que o aquecimento econômico deixou as pessoas com maior poder aquisitivo, o que expandiu o consumo, ao mesmo tempo em que a produção não conseguiu acompanhar este crescimento.

São vários os fatores que causam inflação, (a) aproximação entre oferta e demanda agregada, em outras palavras, quando o consumo interno de um país fica muito perto de sua capacidade produtiva, os empresários podem ter incentivo para aumentar os preços, ( b) choque de oferta, que se dá quando algum imprevisto causa queda brusca no volume de produção de determinado bem, ( c) variação cambial, uma eventual elevação súbita da cotação do dólar entre o real, (d) fenômeno inflacionário que atinja diversos países, tende a contaminar os preços domésticos e por fim, ( e) inflação passada, também pode alimentar reajustes de preços no presente.

A inflação não é sentida de forma homogênea pelas familias, seu impacto depende muito do que cada uma consome, onde mora, qual a sua renda mensal, entre outros fatores.

Um índice de inflação é um indicador que mede a evolução dos preços de um agregado de bens e serviços num determinado tempo, cada índice tem o seu valor, dependendo do que se quer avaliar.

Os principais indicadores são o IPCA, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No Brasil, o principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com