TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DESNV ECON ETAPA 1

Monografias: ATPS DESNV ECON ETAPA 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 10

1 - ETAPA 1 – CONCEITOS

1.1 Conceito de P.I.B. (Produto Interno Bruto)

P.I.B ou Produto Interno Bruto pode ser definido como a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico (um país), independentemente da nacionalidade dos proprietários dessas unidades produtoras. É importante ressaltar que por bens e serviços finais compreende-se que não são consideradas as transações intermediárias. Toda a produção é medida a preços de mercado e o P.I.B pode ser calculado sob três aspectos, a saber:

1) Pela ótica da produção, o P.I.B corresponde à soma dos valores agregados líquidos, ou seja, corresponde ao valor da soma de toda a produção dos bens e serviços, subtraído dos custos de todos os insumos utilizados para determinado fim, dos setores primário, secundário e terciário da economia, a isso somam-se os impostos indiretos, a depreciação do capital, e subtraem-se os subsídios governamentais.

2) Pela ótica da renda, o PIB é calculado a partir das remunerações pagas dentro do território econômico de um país, sob a forma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos; somam-se a isso os lucros não distribuídos, os impostos indiretos e a depreciação do capital e, finalmente, subtraem-se os subsídios.

3) Pela ótica do dispêndio, resulta da soma dos gastos em consumo das unidades familiares e do governo, mais as variações de estoques, subtraídas as importações de mercadorias e serviços e mais as exportações. Sob essa ótica, o PIB é também denominado Despesa Interna Bruta.

O PIB de uma maneira geral é a forma de mensurar a riqueza de um país, apesar de ser um indicador muito questionado, ainda possui um forte caráter de referência na mensuração da economia de um território, podendo ser este um país, estado ou município.

O valor do Produto Interno Bruto pode ser denominado real ou nominal. Nominal se refere ao valor a preços correntes, ou seja, quando não é descontada a inflação. A variação do PIB nominal não permite uma análise do que de fato se alterou, podendo os preços dos bens ou a quantidade produzida. Por isso, que nessas análises se utiliza o conceito de PIB Real, quando a inflação é descontada, a variação do PIB real representa a alteração da quantidade de bens e serviços produzidos na economia.

O valor do Produto Interno Bruto quando é considerado pela ótica do dispêndio pode ser representada como nos manuais de macroeconomia:

Onde C é o consumo das famílias, I é o investimento das empresas (a soma formação bruta de capital fixo (FBKF) e a variação dos estoques) G é o valor do gasto do governo, X é a exportação e M a importação. Onde a fórmula X – M representa o saldo da balança comercial.

1.2 Alguns outros conceitos derivados do PIB:

PIL ou Produto Interno Líquido é o valor do PIB deduzido o valor das depreciações.

PNB ou Produto Nacional Bruto é o valor do PIB descontado o valor da Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE).

RLEE representa a diferença entre recursos enviados e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção.

PIB per capta é o valor do PIB distribuído pelo total de habitantes de um determinado território.

O PIB per capta foi por muito tempo utilizado como parâmetro de comparação para perceber a distribuição de renda e qualidade econômica de um território, hoje indicadores diferentes são utilizados, como o Índice de Gini que mede a distribuição de renda, o IDH que é o Índice de Desenvolvimento Humano, entre outros propostos. As demais notações são análogas de forma resumida temos:

PIL = PIB – depreciação

PNL = PIL – RLEE

PNLcf = PNL – impostos indiretos + subsídios

RN = PNLcf – impostos direto + transferências

Onde RN é a Renda Nacional e “cf” representa que a variável está medida em custo de fatores, ao contrário dos demais que são medidos a preços de mercado.

Alguns profissionais apontam diversos problemas quanto à mensuração do PIB, podemos destacar alguns pontos:

• A Comparação do P.I.B entre países - Comparar o PIB de duas ou mais nações gera diversos conflitos, o primeiro deles relaciona-se com os agregados monetários e a mensuração em moedas domésticas. Países que utilizam moedas distintas causam complicações nas análises e comparações do Produto Interno Bruto.

• O uso do câmbio entre as nações também pode causar distorções nas comparações entre os PIB. Isso ocorre devido à tipificação dos produtos entre tradeables e non-tradeables. Os produtos que são denominados como tradeables são comercializáveis internacionalmente e a comparação entre eles é fácil. Mas diversos produtos não se encaixam nessa classificação (non-tradeables), por exemplo, o serviço do cabeleireiro, tornando complicada a análise.

• Uso da Paridade de poder de compra (PPC) seria método para corrigir as distorções apresentadas. Esse indicador funciona como um índice para representar o poder de compra em qualquer país, sem as dificuldades com a utilização do câmbio comum. Entretanto, houve muitas discussões sobre o estabelecimento de uma mercadoria padrão, mas nada se concluiu.

• Os subsídios oferecidos pelo governo em cada nação alteram o valor dos produtos. Em outras palavras, políticas fiscais distorções as comparações reais entre a riqueza produzida pelas nações.

• Cada país possui uma metodologia para a mensuração do Produto Interno Bruto, as diferenças metodológicas são obstáculos, existem diversas propostas para uma padronização. Enquanto isso, as dificuldades ainda existem, mas não impedem de haver uma classificação das nações conforme o volume de produção das nações, ou o volume de riqueza produzida.

• PIB brasileiro cresce 0,6% no primeiro trimestre de 2013, divulga IBGE Resultado é abaixo do esperado, já que a equipe econômica esperava alta de 1% no período. Desempenho foi divulgado nesta manhã, no Rio de Janeiro.

• O Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos) brasileiro cresceu 0,6% no primeiro trimestre de 2013, em relação aos últimos três meses do ano passado. A economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com