TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IPO - Direito Empresarial

Por:   •  5/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 4

1 / 3

IPO

IPO é uma sigla em inglês para Initial Public Offering, no Brasil é intitulado como oferta pública inicial, é o processo pelo qual uma empresa emite ações para captar recursos para poder financiar seus investimentos, é quando uma empresa vende ações para o público pela primeira vez, onde são listadas e negociadas na bolsa de valores.

É conhecido como abertura de capital, isso significa que, pela primeira vez os proprietários renunciam de parte dessa empresa e ela distribuirá ações em uma bolsa de valores, permitindo aos acionistas adquirir partes significativas da companhia.

Em resumo, são operações para venda de títulos, ações, debêntures e outros tipos de ativos. Para as empresas, é o ponto de partida para deixar de ser uma limitada, tornando-se uma S.A (Sociedade Anônima). Isto é, uma companhia de capital aberto disponível no mercado de ações. Ao fazer uma oferta pública primária, as ações se tornam disponíveis para reserva e depois para negociação pela primeira vez.

Os IPOs podem ser classificados entre ofertas públicas primárias, quando se trata da primeira emissão de ações e o lucro vai para a reserva das empresas. E as secundárias, que não implicam no lançamento de novas ações, de modo que o montante total de ações que integra o capital social da empresa continua o mesmo. Basicamente é quando são vendidas ações já existentes e o lucro vai para o vendedor (Como exemplo, os donos do negócio).

Deste modo, ela deixa de pertencer a apenas um dono ou grupo e começa a ter acionistas, ou seja, pessoas anônimas que possuem uma pequena parte da empresa. Grandes investidores podem comprar maior quantidade de ações e de fato tomar decisões dentro da companhia, mas em geral elas são comercializadas na bolsa de valores e são distribuídas entre pequenos investidores por preços que mudam de centavos a milhares de dólares, ou reais, no caso da Bolsa de São Paulo, a Bovespa.

O que incentiva um investidor a fazer sua aplicação em um IPO é a possibilidade de comprar ações por um preço menor podendo ver esses valores subirem rapidamente. O investidor pode reservar quantas ações quiser por um preço fixo baseado na sua avaliação, dentro do espaço sugerido pelo banco organizador do IPO. Após isso, não é mais possível desistir da operação.

2 / 3

Ao final do ano, o lucro da empresa é dividido entre os acionistas, conforme a sua participação no capital (ela pode guardar uma parte desse valor para reinvestir em si mesma, repassando o resto).

Há muitos motivos para uma empresa abrir seu capital, mas no fim as duas mais importantes são o dinheiro e o reconhecimento. Fazer um IPO significa realmente vender uma parte da companhia para pessoas que irão influenciar pouco na tomada de decisões, mas podem receber quantidades significativas de dinheiro sendo o mesmo, utilizado em investimentos e aquisições importantes. Comumente, quando a empresa realiza um IPO, o antigo proprietário costuma manter a maior parte das ações, para que ele possa se tornar o sócio majoritário.

Ter acesso a um bom capital é um dos maiores determinadores para empresas tornarem-se públicas, mas ser uma empresa de capital aberto indica também ter um referencial no mercado. Se as ações da companhia estão crescendo todo ano, isso mostra que os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com