TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da gestão financeira efetiva de uma empresa

Artigo: Importância da gestão financeira efetiva de uma empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

de fato que a gestão eficiente dos controles financeiros da empresa é tão importante quanto sua capacidade de produzir e de vender. E através dos controles financeiros que têm um importante papel no alcance dos objetivos traçados pela empresa no planejamento, pela execução da análise das demonstrações financeiras e nos índices de desempenho da empresa que é aonde que entra o Administrador Financeiro que deverá fazer uma análise do resultado, se for negativa, apresentar alternativas para corrigir os erros antes que seja tarde demais, e por outro lado quando apresenta lucro, é preciso avaliar qual foi o investimento e se o retorno está de acordo com o esperado, e se é o momento de fazer novos investimentos ou manter no caixa, ou apresentar outro destino. Essas atividades desempenhadas (administração do caixa, administração do crédito, análise de investimento e captação de fundos, previsões financeiras e orçamentos) são vitais para o crescimento e sobrevivência da empresa, além de possibilitar a análise e comparação dos diversos cenários diferentes de oportunidades e de ameaças para a

tomada de decisão da empresa.

Neste estudo também mostra o porquê toda empresa necessita de um planejamento tributário e de uma pessoa com conhecimento em legislação tributária. Existem casos de empresas que a adoção da tributação não será vantajosa, mas em outras, poderá resultar em grande economia para o contribuinte. Portanto, aos profissionais envolvidos, cabe analisar todos os pontos e fazer a opção mais sensata, e assim reduzir, ao final, o encargo tributário ou financeiro da empresa.

Desse modo, antes de optar por qualquer uma das formas de tributação apresentadas, é necessário estudar bem as consequências tributárias, uma vez que a opção é irretratável durante o ano-calendário.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, a economia que poderá ser gerada com a escolha de um regime ou outro, certamente compensará o árduo trabalho, de alguma forma investir em uma consultoria jurídica e contábil para efetuar a escolha menos onerosa no ponto de vista tributário, seria o ideal para uma empresa.

BIBLIOGRÁFIA:

PLT Administração Financeira A.A.Groppelli – Ehsan Nikbakht

Administração Financeira Eugene F. Brigham- Michael C. Ehrhardt

Administração Financeira Antonio Salvador Morante – Fauzi Timaco Jorge

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »