TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da qualidade industrial; padronização: qualidade do produto de acordo com especificações predefinidas; Implementação do controle de qualidade do produto em vários estágios do processo de produção

Abstract: Importância da qualidade industrial; padronização: qualidade do produto de acordo com especificações predefinidas; Implementação do controle de qualidade do produto em vários estágios do processo de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Abstract  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 5

Olá,

Você está iniciando o contato com uma questão-chave da produção: o controle da qualidade industrial. Esta aula apresentará conceitos cuja importância será de grande utilidade para o seu cotidiano profissional. O objetivo desta aula é que você compreenda como a qualidade influencia o setor industrial e como ela contribui para o aperfeiçoamento do mesmo. Nesta aula estudaremos a importância de qualidade industrial; padronização: qualidade do produto de acordo com as especificações predefinidas; a implementação do controle da qualidade do produto nas diversas etapas do processo produtivo; zonas de qualidade: produto a inspecionar, produto em teste, produto aprovado, produto aguardar decisão. Vamos dar início à aula.

POR QUE AS OPERAÇÕES FALHAM?

Sempre haverá a probabilidade de que algo possa sair errado. Entretanto, aceitar que algo poderá sair errado não é a garantia de que as falhas serão minimizadas ou corrigidas (porém, o princípio filosófico de que assumir o erro é o início da sua correção também é válido aqui). Ademais, as falhas têm pesos diferentes. Algumas falhas podem nem ser percebidas. Outras são igualmente falhas, mas podem conter viés catastrófico e com graves repercussões ao produto e à marca.

Assim sendo, as indústrias precisam aprender a tipificar as diferentes falhas e prestar atenção especial às falhas críticas. Para tanto, devem compreender o porquê da existência das falhas e aprender a aferir o impacto das falhas nas operações produtivas. Na indústria, as falhas podem acontecer por razões diferentes. Umas podem ter origem no projeto, nas instalações de produção ou na escolha da matéria-prima. Outras falhas são causadas pelo mau uso, seja ocasionado por funcionários ou clientes. Há, ainda, as falhas originadas de motivos ambientais, sendo cada vez mais comuns, como secas, enchentes, incêndios e nevascas.

Para desenhar melhor o quadro de falhas, acompanhe as seguintes considerações sobre os tipos de falhas:

 Falha de Projeto: em sua etapa inicial, o produto se apresenta no papel teoricamente sem falhas. A partir das circunstâncias reais (protótipos, testes, etc.), as inadequações ficam evidentes. Em outros casos as falhas ficam visíveis após o lançamento do produto. Mas em ambos houve erro, seja no cálculo inadequado, seja na inobservância da demanda dos processos. Outra característica que pode gerar falha no processo está relacionada à produção em circunstâncias não-esperadas. Por exemplo, devido adaptações na linha de produção para atender as exigências da lei quanto às características da embalagem. Para atender a nova situação, altera-se também a calibragem das máquinas, o que nesse caso gerou alterações na originalidade das máquinas, emperrando-as ocasionalmente.

 Falha nas Instalações: a estrutura organizacional de uma indústria é composta de máquinas, equipamentos, materiais auxiliares, edifícios, recursos humanos, entre outros. A operação dessa estrutura pode gerar quebras ou avarias. A avaria pode ser parcial, por exemplo, um incidente entre um caminhão carregado de produtos que esbarra no gradil do setor de expedição, que gera transtornos da distância entre caminhão e almoxarifado, mas sem maiores consequências operacionais. A avaria pode ser total nesse caso a quebra de um motor que paralisa a linha de produção a atrapalha o cronograma de fabricação, o que possivelmente geraria transtornos e prejuízos a empresa (extrapolar prazos, por exemplo).

 Falha das Pessoas: falhas envolvendo pessoas têm característica de erro ou de violação. O erro tem relação com equívoco(s) na tomada de decisão, onde depois se percebe(m) outra(s) possibilidade(s) mais adequada(s). A violação é contrária aos procedimentos adotados para uma ação ou procedimento.

 Falha de Fornecedores: quando as empresas fornecedoras não garantem a entrega regular de matéria-prima, material auxiliar, peças ou insumos podem ocorrer falhas no processo de fabricação. A falha na entrega de apenas um item do componente a ser fabricado pode comprometer todo processo produtivo (lembre-se do jargão: uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco). Assim sendo, pequenos detalhes relacionados à entrega de material podem gerar grandes perdas.

 Falha de Clientes: O uso inadequado ou o mau uso do produto pode ocasionar falhas. A rigor, o produto pode ser entregue sem erros, contudo algum procedimento inadvertido do cliente pode desencadear a falha. Vale ressaltar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com