TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações sobre Randon Veículos Ltda

Relatório de pesquisa: Informações sobre Randon Veículos Ltda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 3

1.1 DADOS DA EMPRESA 3

1.2 PROCESSOS 3

1.2.1 Teoria da Administração 4

2 CONTEXTO ECONÔMICO 5

2.1 CLIENTES 5

2.2 FORNECEDORES 5

3 CONTEXTO CONTÁBIL 7

3.1 RELATÓRIOS CONTÁBEIS 7

3.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE 8

4 CONTEXTO MATEMÁTICO 10

5 REFERÊNCIAS 12

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

1.1 DADOS DA EMPRESA

A Randon Veículos Ltda. foi fundada em 03.11.93, tendo iniciado suas atividades em 03.01.94, no ramo de fabricação, montagem, comércio, assistência técnica, importação e exportação de caminhões fora de estrada para indústria da construção e mineração, equipamentos para o manejo florestal, outros veículos e equipamentos especiais para o transporte de materiais e cargas, assim como a comercialização de peças, partes e componentes concernentes ao ramo.

A Randon Veículos Ltda. é uma empresa muito jovem, contudo já possui larga experiência em seu ramo de atuação pois sua história confunde-se com a da própria Randon S/A - Veículos e Implementos, hoje denominada Randon S/A - Implementos e Sistemas Automotivos, que surgiu e cresceu sob o signo do desenvolvimento de novos produtos, da busca permanente de tecnologia atualizada e da satisfação do cliente.

A Randon Veículos conta em seu quadro um total de 70 funcionários, sendo 6 funcionários na Área Administrativa/Financeira, 45 funcionários na Área Industrial e 19 funcionários na Área Comercial. O organograma da empresa é composto por 3 Gerentes, 4 Supervisores, 6 analistas, 57 funcionários com níveis hierárquicos operacionais.

1.2 PROCESSOS

Existem alguns pontos fracos no processo que merecem atenção especial para melhoria dos resultados.

Pontos fracos: Menor tradição de produtos em alguns segmentos - Articulados e Florestal. Lead Time (tempo de reposição) elevado para peças de reposição. Baixo giro dos estoques. Prazo de pagamento inferiores ao prazo de recebimento. Ônus em administrar um grande número de projetos especiais. Inconstância e atrasos no suprimento das linhas de produção e atendimentos de pedidos de reposição.

1.2.1 Teoria da Administração

A teoria neoclássica é a recomendada com base na departamentalização. Principalmente no que diz respeito a projetos agrupados com foco no resultado. Departamentalização por funções é outra forma de obter vantagens no processo. Neste caso as atividades são reunidas pela missão aplicada.

2 CONTEXTO ECONÔMICO

A empresa atua no ramo de fabricação, montagem, comércio, assistência técnica, importação e exportação de caminhões fora de estrada para indústria da construção e mineração, equipamentos para o manejo florestal, outros veículos e equipamentos especiais para o transporte de materiais e cargas, assim como a comercialização de peças, partes e componentes concernentes ao ramo.

2.1 CLIENTES

No mercado interno a empresa atua em todo território nacional e no mercado externo atende em sua totalidade a América Latina, América do Norte parcialmente, África e Europa a empresa está em desenvolvimento de distribuidores e clientes. A empresa utiliza a política de portas abertas ao cliente, os vendedores divulgam e programam visitas de clientes à fábrica, a pré-venda, oferta e venda dos produtos é feita pelo distribuidor, cabendo à fábrica atender ao pedido, caso seja necessário, a empresa se envolve na negociação. A carteira de clientes pessoas físicas tem como principias compradores produtores agrícolas e pecuarista. Na maioria homens na faixa etária dos 45 aos 60 anos. O grau de escolaridade em média é o ensino fundamental, como raros casos de clientes com formação universitária. A preferência dos clientes é por implementos rodoviários tipo graneleiro e caminhões para carga seca. Com relação às formas e prazos de pagamento a empresa possui diversas opções, entre ela o consórcio tem grande procura, por tratar-se de produtos de alto valor. Porém alguns clientes com poder aquisitivo maior, preferem outras formas de pagamento, entre elas o financiamento através do Banco Randon. A empresa possui em sua carteira de clientes empresas do modal ferroviário como a Americana Latina Logística, usinas de álcool e açúcar e distribuidoras de combustíveis de portes variados. Podemos citar exemplos de Santa Elina Desenvolvimento Mineral, Mineração Maracá e Grupo Votorantim.

2.2 FORNECEDORES

Entre os diversos parceiros da empresa, podemos citar a Fras-le que é fornecedora de pastilhas e lonas para freios, revestimentos de embreagem e produtos indústrias e especiais para seus veículos. A empresa Master fornece freios a discos. Jost Brasil fabrica componentes para caminhões, veículos rebocados e máquinas agrícolas: quinta-roda, pino-rei, aparelho de levantamento, engate de container, engate automático, entre outros. As formas de pagamento de fornecedores está diretamente relacionada ao valor da mercadoria, podendo variar de à vista, até 120 dias, dependo do valor.

Os principais concorrentes da Randon Veículos são os grupos internacionais Caterpillar, JCB, FiatAllis/Case. Todas elas, empresas de grande porte.

Com relação aos concorrentes as empresas estão investindo em ampliar o relacionamento com os clientes. A ideia é criar e manter um relacionamento duradouro. A concorrência esta cada vez acirrada e apenas com a satisfação plena do cliente a empresa chegará ao sucesso. Esta tem se tornado a grande ferramenta das organizações para competir de igual para igual neste mercado globalizado.

A parceria com fornecedores é decisiva nas estratégias de vendas e preço, pois apenas com uma boa relação entre as partes chegaremos a uma negociação que favorece a ambas as partes. O resultado desta negociação será transferida para o cliente final que certamente será o grande beneficiado obtendo melhores e mais acessíveis produtos.

3 CONTEXTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com