TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE MACROECONOMIA MODELO NEOCLÁSSICO DE SOLOW

Por:   •  5/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.674 Palavras (11 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 11

LISTA N. 3 – MODELO NEOCLÁSSICO DE SOLOW

1) Explique em que consiste a contabilidade do crescimento econômico? Ilustre sua resposta com um exemplo?

        É um esquema contábil que utiliza a contabilidade nacional para determinar quais são os fatores responsáveis pelo crescimento econômico. Um exemplo de uma função Cobb-Douglas: Y = AK^α . N^(1- α), após linearizarmos, derivarmos e dividir ambos os lados por N/N, temos: [(Y/Y ) - (N/N) ]= (A / A) + α [ (K/K) - (N/N)], onde [(Y/Y ) - (N/N)] é a taxa de crescimento per capita, (A / A) é a taxa de progresso tecnológico e α [ (K/K) - (N/N)] é taxa de variação da relação capital/trabalho.

2) Em que consiste o resíduo de Solow?  Explique como ele é calculado e obtido? [Utilize uma função Cobb-Douglas para demonstrar matematicamente sua reposta] Assuma também que: DY/ Y = 40%; DK /K = 20%; DN/N = 30% e que aK = 0,3 e aN = 0,7. Calcule qual a contribuição do capital, da não de obra e da tecnologia ao crescimento do produto? Qual o resíduo de Solow?

        O resíduo de Solow é a parte do modelo que não pode ser explicada pela acumulação de fatores (trabalho e capital), é a parte do crescimento econômico que decorre do progresso tecnológico. A contribuição do capital é: DK/K . aK = 6%. A da mão de obra é: DN/N . aN = 21%. A da tecnologia é DY/Y – (DK/K . aK) – (DN/N . aN) = 13%. O resíduo de Solow corresponde a contribuição da tecnologia, ou seja, 13%.

3) A tecnologia da informação constitui-se, ao que tudo indica, ser um importante fator do crescimento econômico moderno. Discuta como você poderia medir o impacto da tecnologia da informação sobre o crescimento econômico. Ilustre sua resposta. [cf. Seung-Hoon Yoo  (2003) in Does information technology contribute to economic growth in developing countries? a cross-country analysis - ;http://post.economics.harvard.edu/faculty/jorgenson/papers/IT_G7_economies_05012005.pdf ou http://www.nber.org/books/CRIW03-BH/jorgenson6-25-06.pdfhttp://www.economics.harvard.edu/faculty/jorgenson/papers/techgrowth.pdf

Assumindo um modelo neoclássico com uma função de produção do tipo Cobb-Douglas, é possível adicionar um novo tipo de capital (que não seja nem humano ou físico), nesse caso o da tecnologia da informação, que traz a contribuição deste tipo de tecnologia ao modelo. No artigo de Seung-Hoon Yoo, ele utiliza esse tipo de capital em um modelo adaptado, que demonstra a importância desse tipo de investimento para países em desenvolvimento.

4) Quais as respostas fornecidas pelo modelo de Solow as seguintes questões:

a)      Por que alguns países são ricos e outros pobres?

De acordo com o modelo de Solow, os países ricos são assim por terem uma alta razão investimento/poupança, ceteris paribus; por isso têm mais capital por trabalhador e consequentemente mais produto por trabalhador. Já os países pobres teriam altas taxas de crescimento populacional, o que torna necessária uma maior taxa de poupança apenas para manter o nível de capital constante; esse distanciamento do capital dificulta a maior acumulação por trabalhador.

b)      Por que os países exibem um crescimento econômico sustentado?

Isso pode ser explicado pelo progresso tecnológico, já que o modelo sem ele tende ao estado estacionário (com renda e capital constante), ou seja, apenas acumulação de capital não gera um crescimento sustentado.

c)      Por que as taxa de crescimento entre os países são diferentes?

Porque alguns países possuem uma relação entre capital e trabalho (K//N) e entre produto e trabalho (Y/N) mais baixa que outros, por isso têm uma taxa maior de retorno do capital.

Explique se as seguintes afirmações são falsas ou verdadeiras e por que.

5) No modelo de Solow, se a economia tem um estoque de capital por trabalhador que gera um equilíbrio no estado estacionário abaixo da chamada regra de outro da acumulação de capital, então o nível de consumo per capita máximo poderá ser atingido se a geração corrente se dispuser a reduzir o seu próprio consumo. [Dicas: Blanchard (2004, p. 227-229) e Mankiw (2004, p, 131-136)].

Verdadeiro, o consumo deve cair, assim a taxa de investimento aumentaria e consequentemente o estoque de capital, levando o estado estacionário ao nível da Regra de Ouro.

6) No modelo de Solow com progresso técnico, um aumento permanente da taxa de poupança leva a um aumento transitório da taxa de crescimento da renda per capita até que seja alcançado o novo equilíbrio estacionário no qual a renda per capita volta novamente a crescer á taxa de progresso técnico constante. [Dicas: Jones, H.G. (1979, p. 191-193) e Mankiw (2004, p, 142-144)].

Verdadeiro, pois uma mudança na taxa de poupança leva a um efeito de nível, chegando a um novo estado estacionário, com renda per capita maior.

7) A função Cobb-Douglas no modelo de crescimento de Solow apresenta as seguintes características:

a) rendimentos constantes de escala;

Verdadeiro, ela apresenta retornos constantes de escala, ou seja, se capital e mão de obra aumentarem na mesma proporção, a produção aumentará também nessa mesma proporção.

b) elasticidade de substituição constante e igual a 1 para quaisquer níveis da relação capital-trabalho;

Verdadeiro, o equilíbrio no estado estacionário tem por característica uma relação constante entre capital e produto, assim como entre salários e lucros.

c) progresso técnico neutro segundo a definição de Harrod. [Dicas: Jones, H.G. (1979, p. 191-193)]

Verdadeiro, pois a participação dos lucros e dos salários na renda é constante, condição necessária para o progresso técnico neutro segundo a definição de Harrod.

8) No modelo de Solow, a taxa de crescimento dos salários reais é igual à taxa de crescimento do progresso técnico. [Dicas: Jones, H.G. (1979, p. 191-193) e Blanchard  (2004, p, 280-280)]

Verdadeiro, a taxa de crescimento dos salários reais é igual à taxa de crescimento do progresso técnico, sem esse progresso o crescimento econômico acaba.

9) No modelo de Solow, a taxa de remuneração do capital é constante. [Dicas: Jones, H.G. (1979, p. 191-193)]

Verdadeiro, no modelo, a taxa de juros é constante, portanto o produto marginal do capital também.

10) No modelo de Solow, a participação do trabalho na renda é constante. [Dicas: Jones, H.G. (1979, p. 184-185)]

Verdadeiro, em um dado ponto no tempo, uma economia possui um estoque de capital, conhecimento e trabalho que são combinados para produzir um nível de renda, a participação de cada um desses três elementos é constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (807.5 Kb)   docx (698.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com