TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística de distribuição física no Вrasil e a influência do comércio eletrônico

Relatório de pesquisa: Logística de distribuição física no Вrasil e a influência do comércio eletrônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  9.288 Palavras (38 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 38

“LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA NO BRASIL E A INFLUÊNCIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO”

O presente trabalho faz uma análise do panorama atual da Logística de Distribuição Física e a influência que o Comércio Eletrônico vem exercendo sobre esta. A Logística de Distribuição Física, atualmente, é um fator determinante na capacidade competitiva nas empresas. Com a evolução da internet, os sites de comércio começaram a crescer e a necessidade de oferecer um diferencial passou a ser ponto chave. Aspectos como segurança, confiabilidade e rapidez na entrega são alguns dos diferenciais que os sites de Comércio Eletrônico podem oferecer aos seus clientes, e o papel da Logística de Distribuição é fundamental para o sucesso desses serviços. O Comércio Eletrônico também influencia a forma de trabalhar das empresas especializadas em terceirizar entregas e vem motivando o aparecimento de novos tipos de serviço, contribuindo muito na melhoria dos serviços de entrega.

Para o estudo de caso, foi feita uma visita à Submarino.com, atualmente, a maior empresa de Comércio Eletrônico no Brasil. São explicados todos os aspectos que envolvem a Logística da empresa.

A evolução da Logística, seus conceitos, sua importância e os problemas de infra-estrutura do Brasil também são abordados nesse trabalho, além de informações preciosas sobre como funcionam determinados tipos de serviços logísticos.

Palavras-Chave: Logística, Distribuição, Comércio Eletrônico

ABSTRACT

This paper presents a current panorama of the physical distribution logistics and the influence that e-commerce has been exerting on it. Today, physical distribution logistics are a determining factor in companies’ competitive capacity. With the evolution of the Internet, commerce sites began to bloom, and the need to offer something extra became a key point. Certain aspects, such as security, trustworthiness, and speedy delivery, are some of the important plusses that e-commerce sites can offer their clients, and the role of distribution logistics is fundamental to the success of these services. E-commerce also influences the way companies specialized in delegating deliveries work.

As a case study, we visited Submarino.com, currently the largest e-commerce company in Brazil. All aspects involving this company’s logistics are explained.

The evolution of their logistics, their concepts, their importance, and infrastructure problems in Brazil are also covered, as well as precious information about how certain types of logistic services work.

Keywords: Logistics, Distribution, E-Commerce.

SUMÁRIO

1. Introdução 1

2. Metodologia 2

3. Evolução Histórica da Logística 3

4. Conceituando: Logística, Logística Empresarial, Logística de

Manufatura, Logística Organizacional e Logística Reversa 5

5. O Papel da Logística 9

6. A Logística no Brasil 11

7. A Distribuição Física 14

7.1. A Distribuição Física no Brasil 16

7.2. Modais Pouco Utilizados no Brasil 18

8. Benchmarking 22

9. O Comércio Eletrônico 25

9.1. Características do Comércio Eletrônico 26

9.2. Tipos de Informação nas Transações Comercias 29

9.3. Tipos de Comércio Eletrônico 31

10. Desafios Logísticos do Comércio Eletrônico 33

11. Serviços Logísticos no Comércio Eletrônico 39

11.1. Serviços de Entregas Expressas 39

11.2. Serviço Courier Postal 42

11.3. Serviço de Carga Expressa em Ônibus 43

12. Estudo de Caso: Submarino.com 46

12.1. A Empresa e Sua História 46

12.2. Serviços e Atendimento 48

12.3. Recebimento 48

12.4. Tecnologia e Processo de Acolhimento de Pedido 49

12.5. Estrutura Física 50

12.6. Operações Especiais 50

12.7. Expedição 50

12.8. Entrega 51

12.9. Logística Reversa 51

13. Proposta 52

14. Conclusão 53

Referências Bibliográficas 54

1. INTRODUÇÃO

No meio empresarial nunca se falou tanto em logística como agora. Muitos fatores explicam essa tendência. De um lado, a maior preocupação com os custos nas empresas. De outro, como decorrência da maior competição pelo mercado consumidor, a necessidade de garantir prazos de distribuição e oferecer um melhor nível de serviço de forma geral. A crescente internacionalização da economia também leva à busca de condições de comercialização e de operação mais próximas das observadas no exterior. Outros aspectos, tais como a maior diversificação dos produtos, o uso cada vez mais intensivo da informática, o comércio eletrônico e o esforço crescente de exportação de produtos manufaturados, favorecem o desenvolvimento das modernas técnicas de logística em nosso País.

Atualmente, com a crescente conscientização dos consumidores, os avanços tecnológicos e a influência cada vez maior da internet por meio do comércio eletrônico, a Distribuição passa a ser ponto chave e de grande atenção para as empresas que querem se destacar numa economia altamente competitiva, pois ela pode significar a conquista ou a perda definitiva do cliente. Não basta as empresas oferecerem um produto ou serviço de alta qualidade se a entrega desses for feita à revelia e em condições precárias, frustrando as expectativas do cliente. Um serviço eficaz ao cliente não se consegue somente através de empregados motivados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com