TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voto eletrônico no Вrasil

Artigo: Voto eletrônico no Вrasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Artigo  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

2 VOTO ELETRÔNICO NO BRASIL

Atualmente no Brasil é exercido o voto eletrônico, um destaque em outros países, porém questionada em alguns detalhes, que seria um risco á democracia.

Teve inicio em 1986, com um recadastramento eletrônico, mas foi em 1996 que foi realizado o primeiro voto eletrônico no país, na gestão do Ministro Marco Aurélio Mendes, como este projeto estava sendo implantado apenas um terço da população votou no ano de 2000 o projeto expandiu em todo o país.

O voto é um direito e dever da população, um modo mais simples de exercer a cidadania popular, no Brasil o voto é secreto e direto segundo o artigo 14 da Constituição Federal de 1988, este garante os direitos políticos.

De acordo com Antônio Augustos voto seria uma manifestação de sua opinião num pleito eleitoral. Cada cidadão tem o livre arbítrio de expressar sua opinião, implantando sua confiança em seu candidato, onde o desejo de melhorar o país possa ser realizado.

No artigo 14 e no inciso I e II da CF/88, fala que o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultado para os analfabetos, maiores de setenta anos e maiores de dezesseis e menores de dezoitos anos.

Há alguns questionamentos feitos sobre o voto facultativo, certos estudiosos afirmam que seria um direito não exercido, pois é um dever político-social, o voto obrigatório também é um dever político-social, não esquecendo jurídico.

Como foi dito anteriormente a urna eletrônica em seu inicio foi muito questionada, pois seu nascimento foi durante o regime militar, mas seu processo torna mais fácil a contagem dos votos e da votação em si.

Foi em 1995 e 1996 que a urna eletrônica foi desenvolvida por uma empresa chamada OMNITECH. Para ser realizado este projeto foi preciso ser feito uma licitação com o edital TSE 002/1995, que concorreram varias empresas, porém quem ganhou foi a OMNITECH.

Atualmente vem se falando na biometria que está sendo implantado, que seria um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas, um belo exemplo de biometria seria a impressão digital, que é a mais utilizada no momento, este sistema é preparado para reconhecer o individuo que foi cadastrado, um modo mais desenvolvido para assegurar a segurança dos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com