TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lógica atuarial

Tese: Lógica atuarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Tese  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação – Introdução

A obra trata das estratégias utilizadas para prevenção, repressão e tratamento das consequências da criminalidade operacionalizadas a partir da lógica atuarial, que tem como fim neutralizar preventivamente indivíduos que representam ameaça à sociedade.

1. Lógica atuarial: origem e infiltração das estatísticas nas ciências sociais para disciplina do risco social

O risco é a o mistério do acaso, não é uma categoria sensível. É um modo de compreender e organizar uma forma de análise hipotética, que implica um distanciamento dos problemas concretos da realidade.

A lógica atuarial é uma das expressões de racionalização da vida social, por colaborar na transformação do místico em científico. A maioria dos autores colocam a origem da teoria da probabilidade na segunda metade do século XVII, mas é impossível sem desenvolvimentos sem certas categorias da matemática, descobertas muito tempo antes.

Girolamo Cardano no começo do século XVI dedicava-se a um tratado de jogo de azar, tendo sido ele próprio um jogador, utilizando de frações para representar as possibilidades. Sem ter acesso aos seus estudos, Gailleu Galilei também contribuiu para esse estágio, sistematizou os meios pelos quais se define o número de possibilidades de diferentes resultados.

A teoria da probabilidade encontra seus fundamentos clássico no conjunto de trabalho de Blaise Pascal e Pierre de Fermat, com um procedimento seguro para estimar a probabilidade de eventos futuros. Ficou conhecido como “triângulo de Pascal”.

Teve implicância decisiva sobre a filosofia ocidental, por edificar o método racional para tomada de decisões irreversíveis diante de incertezas futuras, “ esperança matemática”. Na tentativa de explicar o comportamento humano sob óptica de uma racionalidade sistêmica estendeu-se o campo da teoria da probabilidade para o que era inicialmente insuscetíveis de quantificação, como a religião.

Arnauld inovou a teoria, usando para resolver problemas teóricos e práticos. Sustentava que o homem deveria negar-se a orientar seu comportamento conforme as consequências sem levar em conta antes e acima de tudo as chances matemáticas de seu acontecimento. Uma ação só poderia ser considerada racional se é válido o risco calculado do resultado, excluindo-se da definição as decisões fundadas em intuições ou critérios puramente subjetivos. Ainda hierarquizou os graus de certeza entre certeza matemática, certeza física e certeza moral.

John GRAUNT se tornou o pioneiro na atividade prática de inferência estatística, na possibilidade de cálculo de uma cifra global a partir de apenas uma amostra dos dados. É a base da moderna análise estatística.

Por um lado o poder público teve dificuldades em reconhecer a importância da ponderação estatística nas decisões financeiras, por outro lado, o uso comercial destas técnicas foi rapidamente assimilado. Deu origem as companhias de seguro.

A grande vantagem da indústria de seguro em comparação com as demais era que não produzia bens materiais e por isso não imobilizava capital, seu produto é o risco que pode surgir em qualquer lugar. Não há limites técnicos e éticos.

A instrumentalidade é essencial á lógica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com