TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Atuarial 7Sem

Artigo: ATPS Atuarial 7Sem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 5

AREDSON AFONSO JUNIOR

FRANCELIA FERNANDES

JUBER ROBERTO

PATRICIA RODRIGUES

WENDEL SANTANA

ATPS NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Orientador: Prof. Esp. Pedro Omar A. Filho.

Goiânia

2013

SUMÁRIO

DESENVOLVIMENTO 3

FUNDAMENTOS 4

FUNDOS DE PENSÃO 5

TIPOS DE RISCOS 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

DESENVOLVIMENTO

A Resolução CFC nº 1282/10 veio atualizar e consolidar os dispositivos da Resolução CFC nº 750/93, que dispõe sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Os ideais de atualização e consolidação se deram pela consideração dos processos de convergência das normas internacionais de contabilidade, às necessidades de manutenção da antiga resolução e da importância doutrinária que a Resolução traz como alicerce para os princípios contábeis.

A primeira alteração foi feita no título da Resolução, que passou a ser “Princípios de Contabilidade”, que antes tinha a denominação “Princípios Fundamentais de Contabilidade. Os artigos 5º, 6º, 7º, 9º e o § 1º do art. 10 sofreram revisão e modificações em suas redações, não mudando o princípio, mas apenas alterando o texto, a forma como explicitar o conteúdo, para se consolidar como alicerce forte e de bom entendimento aos usuários das leis. Esses artigos tratam sobre os princípios da Continuidade - pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro; da Oportunidade - processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais; do Registro pelo Valor Original - determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações; da Competência - determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem; da Prudência - pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza; e ainda, sobre as bases de mensuração, como o Custo Histórico e atualização monetária.

Historicamente, essa área do conhecimento tem origem no advento da probabilidade, surgida na Inglaterra, em meados do século XIX. Nessa época, o título de atuário era designado àquele que estudava frações de mortos e sobreviventes, acidentes e eventos da existência humana. Em outros países da Europa, o termo “Atuário” definia o matemático de seguros. Porém essa prática profissional já existia no Império Romano, sendo Domitius Ulpiames, então prefeito de Roma, reconhecido como o primeiro atuário na História. A matemática atuarial tornou-se mais necessária quando, no século XVII, as coroas inglesas e holandesas decidiram vender títulos públicos aos seus súditos como forma de obtenção de renda vitalícia.

FUNDAMENTOS

Seus fundamentos são o Risco - probabilidade de ocorrência de um determinado evento que gere prejuízo econômico; e o Seguro - operação formalizada por um contrato, no qual uma parte se compromete a cobrir eventuais prejuízos no caso de um acidente coberto pelo contrato, e em troca recebe para isso uma quantia em dinheiro para que possa fazer frente a esse prejuízo.

A administração, como ferramenta para estruturação e interpretação dos processos e atividades organizacionais, precisa ser multidisciplinar, ou seja, ter um amplo conhecimento e perspectiva das tendências ambientais, que possam afetar positiva ou negativamente as organizações. Esse desafio, para os administradores, aumentou consideravelmente pelo fato do ambiente não ser mais preocupado apenas com os acontecimentos a curto prazo; uma administração a longo prazo é imprescindível para a continuação futura das entidades.

Na sociedade moderna, a administração tornou-se vital e indispensável. O administrador deve estar focado no futuro, preparando sua empresa para os novos desafios. Deve pensar de forma global, aplicando essa ideia para levar sua empresa a excelência, eficácia e eficiência. Sem, em momento algum, ferir os princípios básicos da Administração. O sucesso de uma administração somente poderá ser alcançado se as ações tomadas no presente forem realmente eficazes no futuro. Este é o trabalho dos administradores: avaliar riscos, descobrir oportunidades, minimizar volatilidades, encontrar tendências, diagnosticar os primeiros sinais de descontinuidades, preferencialmente antes dos seus concorrentes. As constantes inovações e rupturas verificadas no mercado global apontam para um novo perfil das organizações, que valorizem o conhecimento e a visão de futuro. A arte de administrar exige a compreensão de que uma empresa é parte integrante de um complexo sistema que, ao mesmo tempo, influencia e é influenciado.

FUNDOS DE PENSÃO

Fundos de Pensão são entidades sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é garantir o pagamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com