TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUDANÇAS NO DOMÍNIO DE NEGÓCIOS

Trabalho acadêmico: MUDANÇAS NO DOMÍNIO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARIA ROSA SANTOS

MUDANÇAS NO CAMPO EMPRESARIAL

Porto Alegre do Norte - MT

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 5

2.1. A matemática a serviço das empresas..................................................................5

2.2. Fatores ambientais das organizações...................................................................5

2.3. Aspectos jurídicos do empresário.........................................................................6

2.4. A participação da contabilidade nas empresas.....................................................7

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................9

1. INTRODUÇÃO

O campo empresarial esta passando por diversas transformações nestes últimos anos. Mudanças tecnológicas, novas formas de planejamento, são apernas algumas delas. Por isso há uma grande necessidade dos gestores e contadores saberem lidar com as inovações, para que possa identificar oportunidades e traçar linhas de ação que beneficiem a organização.

O objetivo deste trabalho, porém, visa mostrar como o contador faz uso da matemática financeira para fazer a contabilidade da empresa. Também busca informar sobre as mudanças que o ambiente externo vem sofrendo e de como o gestor precisa estar atento para tomar as decisões certas que possibilitem uma adaptação da organização às mudanças que vem acontecendo. Outro elemento importante que este trabalho apresenta, é a explicação sobre as formas de capacidade e incapacidade, e de como uma pessoa natural pode se tornar uma pessoa jurídica, formando assim uma empresa.

Para que a empresa tenha sucesso no âmbito empresarial, ela precisa ter uma boa administração e uma boa contabilidade, tornando capaz de se adaptar as suscetíveis mudanças que ocorrerão ao longo de sua existência.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. A matemática a serviço das empresas

No dia a dia da empresa entra lucros e sai despesas, empréstimos são realizados, e para controlar tudo isso é necessário que o contador use a matemática, seja ela básica ou financeira. A matemática básica auxilia o contador a realizar múltiplos cálculos que fazem parte da contabilidade, mas é a matemática financeira que mais o ajuda a fazer os balanços patrimoniais das empresas, pois ela indica quando se teve lucro ou prejuízo, de forma que o administrador possa tomar decisões que beneficie a entidade, como por exemplo, qual a melhor hora para contratar funcionários, comprar ou vender ações, fazer um financiamento para comprar mercadorias ou veículos, ou seja, a matemática financeira possibilita ao contador avaliar qual será a melhor decisão a ser tomada e que trará benefícios para a empresa.

2.2. Fatores ambientais das organizações

Devido as mudanças que ocorrem no ambiente, como por exemplo, questões demográficas, econômicas, tecnológicas, entre outras, as organizações são muito afetadas, sofrendo muito prejuízos, pois não podem controlar essas mudanças. Por isso a melhor maneira da organização sobreviver a crises é fazendo um bom planejamento estratégico, que possa torna-la flexível, de forma que ela possa aproveitar as oportunidades de maneira ágil e eficaz proporcionado assim uma interação total com o ambiente externo.

O gestor é muito importante para a organização, pois é ele que deve assegurar o desenvolvimento da mesma, sendo assim ele precisa ter uma visão global do mundo empresarial, tornando-se capaz de enxergar os problemas antes mesmo que eles afetem o ambiente interno da organização.

.

2.3. Aspectos jurídicos do empresário

Incapacidade significa quem não tem aptidão para exercer atos da vida civil, ou seja, a pessoa incapaz não pode desempenhar papeis de responsabilidade perante a sociedade, abrir uma empresa, entre outros. Segundo a lei há dois tipos de incapacidade: a incapacidade absoluta e a incapacidade relativa.

São consideradas pessoas absolutamente incapazes, os menores de dezesseis anos, os deficientes mentais e os que são impedidos por causa transitória, ou seja, as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com