TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSASHI DA AMAZÔNIA LTDA

Projeto de pesquisa: MUSASHI DA AMAZÔNIA LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  10.078 Palavras (41 Páginas)  •  1.855 Visualizações

Página 1 de 41

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas tem sido observado um crescente interesse, no processo de conformação, em especial na indústria automobilística, para com isso reduzir custos do processo produtivo, e agregando alta tecnologia nos componentes dos veículos. Para isso novos materiais estão sendo desenvolvidos com alterações de composição química e processo, buscando melhor as propriedades mecânicas destes componentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar todo desenvolvimento do processo de forjamento.

Por meio da visita técnica realizada na empresa MUSASHI DA AMAZÔNIA LTDA, podemos visualizar o aprimoramento da técnica do forjamento à quente que envolve algumas dificuldades devido ao grande número de parâmetros constituintes do processo. Para se obter, forjamentos eficientes e competitivos a mesma, considera os limites tecnológicos e econômicos. Parâmetros de processos preferidos incluem menor número de forjamento, menos ferramentas abrasivas, menor contribuição a fragilização do material e estabilização do processo com o mínimo de rejeitos possível.

Os processos de conformação mecânica alteram a geometria do material através de forças aplicadas por ferramentas adequadas que podem variar desde pequenas matrizes até grandes cilindros, como os empregados na laminação. Em função da temperatura e do material utilizado a conformação mecânica pode ser classificada como trabalho a frio, a morno e a quente. Cada um destes trabalhos fornecerá características especiais ao material e à peça obtida. Estas características serão função da matéria prima utilizada como composição química e estrutura metalúrgica (natureza, tamanho, forma e distribuição das fases presentes) e das condições impostas pelo processo tais como o tipo e o grau de deformação, a velocidade de deformação e a temperatura em que o material é deformado.

A EMPRESA

A Musashi da Amazônia Ltda está localizada no pólo industrial de Manaus, produzindo componentes mecânicos e conjuntos de transmissão para veículos de duas rodas. A empresa pertence a um tradicional grupo japonês (Musashi), que atua no mercado desde 1938.

O grupo Musashi atua no Brasil desde 1997, por meio da Musashi do Brasil, localizada na cidade de Igarassu, no estado de Pernambuco.

O grupo possui 07 fábricas no Japão e 11 fábricas distribuídas em 09 países, produzindo componentes mecânicos para o mercado automotivo de duas e quatro rodas, sendo detentor de tecnologia própria desenvolvida nos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento do Japão.

A Musashi da Amazônia foi fundada em Maio de 2002 e entrou em operação em Abril de 2003, com uma área total de 28.000m. Nesta época o parque fabril contava com 31 máquinas distribuídas nas linhas de Usinagem de Eixos, Tratamento Térmico e Retífica.

Desde a sua implantação, a Musashi da Amazônia atende ao cliente Moto Honda, na produção de componentes mecânicos e conjuntos de transmissão para motocicletas. Os processos se desenvolvem atualmente nas áreas de: Forjaria, Tratamento Térmico, Usinagem de Eixos, Comando de Válvula, Biela e Tambor seletor.

Dentre as tecnologias de fabricação, Ela e pioneira na introdução do processo de forjamento no pólo Industrial de Manaus. Este processo é um dos pilares do grupo, cuja tecnologia permite a produção de forjados com o mínimo de sobre metal para usinagem, acarretando em redução do consumo de matéria-prima, menor desperdício com cavacos e ferramentas, e resultando em menores tempos de usinagem. Esta mesma tecnologia já nos permitiu inclusive a produção de peças forjadas de altíssima precisão (final shape forjing), dispensando em muitos casos a execução de usinagem posterior.

HISTÓRICO

O forjamento é o mais antigo processo de conformar metais, tendo suas origens no trabalho dos ferreiros de muitos séculos antes de Cristo. A substituição do braço do ferreiro ocorreu nas primeiras etapas da Revolução Industrial. Atualmente existe um variado maquinário de forjamento, capaz de produzir peças das mais variadas formas e tamanhos, desde alfinetes, pregos, parafusos e porcas até rotores de turbinas e asas de avião.

Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.

Na maioria das operações de forjamento empregam-se equipamentos geralmente constituídos por um par de ferramentas de superfície plana ou côncava, denominadas matrizes ou estampos.

A maioria das operações de forjamento é executada a quente; contudo, uma grande variedade de peças pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhões, etc., são produzidas por forjamento a frio.

Imagem 1 - Representa as Primeiras Ações de Conformação Mecânica.

Fonte: Google Imagens, 2012.

PRINCIPAIS PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO

O número dos diferentes processos unitários de conformação mecânica, desenvolvidos para aplicações específicas, atinge atualmente algumas centenas. Não obstante, é possível classificá-los num pequeno número de categorias, com base em critérios tais como: o tipo de esforço que provoca a deformação do material, a variação relativa da espessura da peça, o regime da operação de conformação, o propósito da deformação. Basicamente, os processos de conformação mecânica podem ser classificados em:

Forjamento: Conformação por esforços compressivos tendendo a fazer o material assumir o

contorno da ferramenta conformadora, chamada matriz ou estampo.

Laminação: Conjunto de processos em que se faz o material passar através da abertura entre cilindros que giram, modificando-lhe (em geral reduzindo) a seção transversal; os produtos podem ser placas, chapas, barras de diferentes seções, trilhos, perfis diversos, anéis e tubos.

Trefilação: Redução da seção transversal de uma barra, fio ou tubo, “puxando-se” a peça através de uma ferramenta (fieira, ou trefila) com forma de canal convergente.

Extrusão: Processo em que a peça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com