TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia do conceito e suas principais tarefas

Seminário: Macroeconomia do conceito e suas principais tarefas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Macroeconomia e seus principais objetivos

Macroeconomia é parte da teoria econômica que estuda os agentes econômicos em seu conjunto. Tem como objetivo determinar os fatores que interferem no nível total da renda e do produto de uma economia. Porém seu principal objetivo é é obter uma visão simplificada do funcionamento da economia que, permita ao mesmo tempo conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado Estado ou de um conjunto de Estados. Isto é, analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia. Resumindo, determinar os fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sistema econômico.

Política Fiscal, Política Monetária e Política Comercial

Política Fiscal é o nome dado às ações do governo destinadas a ajustar seus níveis de gastos, assim controlando e influenciando a economia de um país. A política fiscal está intimamente ligada à política monetária, podendo-se afirmar, em termos bastante simplistas, que as duas políticas econômicas são como irmãs, pois ambas buscam influenciar um aspecto da economia: a política monetária irá modificar o comportamento da moeda, e a política fiscal irá operar frente aos gastos estatais. Todo o governo invariavelmente irá utilizar as duas políticas sob várias combinações e graduações, num esforço para orientar as metas econômicas de um país.

Política Monetária tem como foco defender o poder de compra de uma moeda, sendo ela expansionista ou restritiva. Na política restritiva, o dinheiro em circulação é diminuído ou estabilizado para desaquecer a economia e manter os preços de mercado. Quando um governo atua para controlar a quantidade de moeda que circula em seu país, os níveis de crédito, as taxas de juros e a liquidez da economia, estas são ações de uma política monetária em âmbito nacional.

Política Comercial é uma política governamental que rege o comércio com países terceiros. Trata-se das tarifas, subsídios ao comércio, quotas de importação, restrições voluntárias à exportação, restrições à criação de empresas de capital estrangeiro, regulamentação do comércio de serviços e outras barreiras ao comércio internacional. Em outras palavras envolve toda a política do comercio de um Estado.

Moeda: Conceito, tipos, suas funções e os principais conceitos de formas de pagamento

Conceito de Moeda: No seu sentido mais lato, o termo moeda designa qualquer meio de pagamento ou meio de troca de aceitação generalizada, isto é, um activo que pode ser utilizado na troca para obtenção de produtos ou serviços.

Funções da Moeda: A moeda é geralmente definida pelas suas funções, as quais podem ser agrupadas em três grandes grupos:

. Meio de troca: esta é sem dúvida a principal função da moeda e representa a capacidade da moeda para ser utilizada como meio de pagamento na aquisição de produtos e serviços. Sem a moeda, a alternativa seria a utilização de outros ativos efetuada a chamada troca direta com todos os inconvenientes que daí adviriam.

. Unidade de conta: a função unidade de conta representa a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com