TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idéias iniciais sobre a constituição de uma pessoa, sua intencionalidade e metas nas principais tarefas que são definidas para a Filosofia em relação ao serviço social

Ensaio: Idéias iniciais sobre a constituição de uma pessoa, sua intencionalidade e metas nas principais tarefas que são definidas para a Filosofia em relação ao serviço social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Ensaio  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você explicite suas concepções iniciais sobre a constituição do ser humano, sua intencionalidade e finalidades nas tarefas básicas, que estão colocadas para a Filosofia na sua relação com o Serviço Social. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Responder às questões a seguir. Esta atividade tem por objetivo diagnosticar os conhecimentos e aprendizagens já incorporados pela equipe. Estas respostas servirão como ponto e contraponto para a apresentação dos slides. Sem pesquisar, a equipe deverá responder refletir e dialogar sobre cada pergunta, inserindo suas percepções em um slide para cada questionamento:

A. O que é o mundo e a realidade?

O mundo é tudo aquilo que constitui a realidade e a realidade por sua vez, já é mais complexa já que é a representação, percepção de cada pessoa. Dessa forma verificamos que, não é possível duas pessoas possuírem a mesma representação, pois esta, somente existe para o sujeito que conhece em sua singularidade.

Se trouxéssemos isso para a vida cotidiana, talvez discutíssemos menos, brigássemos menos e compreendêssemos mais. Se pudéssemos considerar que cada pessoa vê o mundo de uma maneira própria e, ao invés de tentarmos afirmar nossa forma de representá-lo, tentássemos compreender as diferentes formas como legítimas, talvez conseguíssemos ampliar nossos horizontes, aprendendo novas possibilidades de ver o mundo e de lidar com os problemas.

Apontar os limites da razão e da representação submetida ao princípio da razão suficiente não significa defender um relativismo, muito menos negar a realidade. Significa apenas apontar para os limites do conhecer e, consequentemente, para a impossibilidade de apreensão da totalidade na representação subordinada ao princípio da razão.

B. O que é ser humano?

Para entender o ser humano é preciso primeiramente identificar a sua diferença em relação aos outros animais. Além das características biológicas, existem peculiaridades comportamentais e uma capacidade de raciocínio bem superior a dos outros animais, mesmo os considerados mais inteligentes como os chimpanzés, que possibilitam essa diferenciação.

Se observarmos os diversos grupos humanos nas mais variadas regiões do planeta encontraremos muitas outras diferenças comportamentais e formas distintas de enxergar a sua existência bem como a finalidade dela. Esses grupos receberam o nome de culturas e podem ser influenciados não só pela geografia, mas também por questões políticas, religiosas e ideológicas.

C. O que é viver em sociedade?

Viver em sociedade, nada mais é do que viver em grupo, viver com outras pessoas já que os seres humanos não conseguem viver isoladamente. No decorrer de nossas vidas, vamos desenvolvendo uma série de habilidades para nos relacionar com o mundo que nos cerca. Assim formamos o nosso jeito de ser, nos desenvolvemos intelectualmente e aprendemos a viver com outras pessoas, das quais necessitamos para concretizar nossos projetos.

Viver em sociedade começa na família. A família é o primeiro grupo do qual cada um de nós participa. A escola é também um dos maiores formadores de cidadãos. Esses dois grupos sociais influenciam bastante nossas vidas. Daí a importância deles na formação das pessoas.

Vemos também que pra viver em sociedade é preciso primeiramente respeitar os direitos da outra, em uma organização onde todos tenham direitos e deveres, e para que isso seja experimentado, cada um tem que abrir mão um pouco de sua liberdade para que todos vivam em harmonia, pois eu posso fazer tudo que quero desde que não interfira no direito do outro, e o meu direito está limitado onde começa o direito do outro.

D. Qual a grande finalidade da vida social?

A vida social faz parte do nosso processo de individuação. É através dela que buscamos referenciais para nossa própria subjetividade. Como resultado ela influenciará na carreira que vai escolher com quem vai passar, ou não, a vida. É uma forma também de identificação, já que procuramos no outro um pouco de nós numa troca continua de referenciais.

A vida social também tem a função de dizer para si quem você é. Desde que nascemos é o outro que diz quem é você, qual seu nome, o que vai vestir. Quando crescemos é você quem diz quem você é, através de suas vivencias, mas para isso você precisa de referenciais sociais

Não ter uma vida social não significa que alguém tem um problema, muitos possuem uma personalidade reservada e/ou introvertida. Mas a ausência total pode, comprovadamente, a levar o sujeito a ter transtornos mais sérios.

E. O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos?

Para aprimoramento e evolução de nossas escolhas. Serve para abrir nossa mente e ver que existem diversas escolhas e caminhos que podemos tomar na vida, com mais liberdade pra escolher. O conhecimento nos leva a aprender tudo que e importante na nossa vida. Coisas simples como, ler, escrever, desenhar ou até conversar. Também para ter habilidades em determinados assuntos, um tipo de trabalho mais técnico, entre outros.

Pode-se entender que o conhecimento humano é uma expressão usada para toda a experiência humana adquirida até o momento. É a soma de todos os pensamentos, criações e invenções da mente humana.

F. O que é ser cidadão?

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com