TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica financeira etapa 3 passo1

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

– MATEMÁTICA FINANCEIRA - Etapa 3 passo 1

A matemática financeira está presente no nosso cotidiano onde, mesmo sendo pouco compreendida pela maioria, possui grande importância para a sociedade e seu sistema econômico.

Um exemplo mais comum de tal fato, e muito usual entre os brasileiros, são as compras financiadas em cartões de créditos e seus juros consecutivos. Temos também, aplicações em bolsas de valores; investimentos diversos e financiamentos, dentre outros, que ilustram e mensuram o tamanho da importância e necessidade de compreendermos ao menos um terço do que nos é conveniente sobre o estudo de matemática financeira.

Como analisado anteriormente – em sala de aula - , os juros podem ser simples ou compostos, porém, usualmente, as instituições financeiras e o próprio mercado utilizam a visão de taxas compostas.

A taxa de juros é uma das mais importantes dentre inúmeras variáveis da economia brasileira que é controlada e monitorada pelo Banco Central do Brasil, sendo representada matematicamente em forma de porcentagem (%) é sempre apurado em cima do valor inicial e posteriormente somado a este formando uma nova base de cálculos para os próximos meses subsequentes. É um instrumento de utilização pública para manter a inflação sobre controle e/ou estimular a economia.

Sendo assim, se os juros são muito baixos, significa que a população possui maior poder aquisitivo (mais crédito, mais consumo), inversamente, se estes são muito elevados, o consumo é inibido desacelerando o crescimento econômico, isto se chama inflação.

Define-se como juros o rendimento de uma aplicação financeira; uma quantia paga pelo empréstimo de um capital; o valor referente ao atraso no pagamento de uma duplicata/ parcela/ prestação; etc.

A taxa Selic faz parte da economia brasileira, é calculada com base na taxa média ponderada e ajustada nas operações de financiamento por dia, lastreadas em títulos públicos federais e curadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.

Conclui-se então, que os juros fazem com que o valor total á ser pago no final do prazo (ou amortizado em forma de prestações mensais e iguais) será maior que o valor adquirido inicialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com