TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de Trabalho

Tese: Mercado de Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Tese  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas.

Mercado de Trabalho

Não há ramo econômico que não dependa da estatística para conhecer melhor seu público e seus concorrentes e, assim, posicionar-se melhor no mercado em que atua. "O crescimento na demanda está ligado ao desenvolvimento econômico, o que leva as empresas a planejar melhor seus negócios", diz Ilka Afonso Reis, da UFMG. Segundo ela, já no final do curso, os alunos conseguem estágio com facilidade e vários deles são efetivados assim que se formam. A Região Sudeste concentra a maior fatia do mercado de trabalho, mas há boas perspectivas também no Sul e no Nordeste.

Salário inicial: R$ 3.000,00 (fonte: Conselho Regional de Estatística - SP-PR-MT-MS).

Curso

Conta é o que não falta no currículo, fundamentado em conhecimentos de matemática, métodos estatísticos, cálculo e teoria das probabilidades. Para isso, é necessário que o estudante tenha raciocínio lógico e muita disposição para lidar com números. Há aulas, também, centradas em metodologia de pesquisa. Entre as matérias aplicadas estão atuária, demografia, sociometria, biometria e econometria.

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Bioestatística

Determinar os métodos e organizar os dados de pesquisas nas áreas de ciências biológicas e da saúde.

Computação

Elaborar programas de estudos estatísticos.

Indústria

Analisar amostras colhidas nas várias fases de produção, a fim de detectar eventuais erros e escolher métodos para aprimorar a qualidade de um produto. Realizar estudos de implantação e expansão de fábricas, controle de estoque e produtividade.

Internet

Elaborar e gerenciar programas de busca. Montar bancos de dados digitais.

Perfil de consumidores

Levantar as características de consumidores de produtos e serviços para agências de publicidade e propaganda e para departamentos de vendas.

Pesquisa clínica

Coordenar e controlar testes de eficácia de medicamentos.

Pesquisa

Levantar as características de consumo de determinada região, classe social ou faixa etária. Montar e gerenciar bancos de dados com as informações coletadas. Atuar em pesquisas eleitorais.

Recursos humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com