TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de trabalho

Resenha: Mercado de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Resenha  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

Mercado de Trabalho

De acordo com as recomendações do livro-texto, quais foram os erros cometidos pelo candidato na entrevista?

Atraso- o candidato quando tiver algum problema e não puder chegar à entrevista no horário combinado, deve ligar e avisar para deixar o responsável aguardando.

Cumprimento com beijo no rosto- o cumprimento deve limitar-se a um simples aperto de mão.

Justificativas desnecessárias- o candidato entra na sala e começa a justificar seu atraso com histórias que não ajudará em nada em sua contratação, o candidato deveria apenas pedir desculpas pelo atraso, sem tomar mais tempo do que havia sido programado para entrevista.

Aparência- o candidato foi realizar uma entrevista vestido de maneira informal, com óculos escuros na cabeça, e mascando chicletes. O candidato ao ser convocado a uma entrevista deve estar bem apresentável, passando uma boa impressão ao entrevistador, não utilizar de acessórios inconvenientes para a situação, utilizar de perfumes suaves, no caso das mulheres a maquiagem deve ser suave, jamais conversar com um entrevistador mascando chicletes.

Falta de ética profissional- o funcionário cita e difama o nome de seu gerente, uma empresa jamais irá contratar alguém que usa esse tipo de comportamento, sendo que ele poderá fazer a mesma coisa no futuro com a empresa que o está contratando. O candidato deveria apenas dizer que está tendo problemas com a maneira que está sendo aplicadas as regras de gerenciamento e que ele não concordava, e que estava à procura de novas oportunidades que coincidiam com a sua maneira de trabalhar.

Não têm objetivos, metas almejadas e projeto de vida- o candidato não tem um projeto de vida para si, escolheu um curso porque ficou sabendo que estava em alta e havia bons salários, o que demonstra à empresa que o candidato não tem um planejamento pessoal ou mesmo uma meta almejada o que demonstra uma insegurança para a empresa. O candidato deveria cursar algo que ele realmente gosta, não apenas buscar o certificado de conclusão imaginando que com isso terá um bom emprego e um bom salário.

Não pratica atividades extracurriculares- o candidato diz que não se interessa por atividades fora do trabalho. Essas atividades são essenciais para o desenvolvimento pessoal, trocar informações com outras pessoas, conhecer outros lugares isso aumenta o seu campo de conhecimento e ajuda a diminuir o estresse do dia a dia, melhorando o seu convívio no trabalho e familiar.

Implorar por um emprego- o candidato ao final da entrevista, responde a uma pergunta implorando pela vaga, o que demonstra sua insegurança diante dos desafios do mercado de trabalho. O candidato deveria ser claro e objetivo em sua resposta, demonstrando que havia metas a serem alcançadas, e conseguindo essa vaga não só estaria alcançando suas metas como também estaria contribuindo com a empresa a alcançar seus objetivos.

Passo 1

Defina alguns objetivos, mesmo que provisórios, que servirão de base para a sua pesquisa. Escolha:

Uma área de atuação (administrativa, comercial, financeira, marketing, etc.).

Um ou dois cargos de seu interesse (Assistente, Analista, Coordenador).

Tipo de empresa, considerando: porte, segmento e nacionalidade.

Região geográfica em que possa atuar.

Faixa de remuneração pretendida.

Área de atuação Financeira

Um ou dois cargos pretendidos Assistente ou analista financeiro

Tipo de empresa

(porte, segmento e nacionalidade) Multinacional de grande porte,

Segmento em comercio exterior.

Região geográfica em que

Possa atuar Região a qual eu resido.

Faixa de remuneração pretendida R$ 1500,00 à R$ 2000,00

Identifique vagas em aberto que sejam compatíveis com o seu perfil e com os objetivos definidos. Procure observar os requisitos necessários, as atribuições do cargo e da remuneração (salário e benefícios) das empresas.

Fontes de pesquisa: jornais da região em que reside ou de abrangência nacional; murais da faculdade (quadros de aviso); consulta a colegas e conhecidos sobre oportunidades de trabalho nas empresas em que trabalham; acesso em sites de empresas ou de empregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com