TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de trabalho

Resenha: Mercado de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Resenha  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

• Ter a descrição do cargo da vaga em aberto;

• Conhecer os pré-requisitos da vaga em aberto;

• Conhecer os principais desafios esperados pela área solicitante;

• Ter a percepção correta do perfil comportamental esperado/desejado;

• Conhecer a cultura, os valores e os princípios, não só da empresa, mas da área, bem como da equipe da vaga em aberto;

O maior retorno que o setor de Recursos Humanos pode dar para a organização, é seguindo todas essas etapas, selecionar o candidato certo, com perfil ideal da empresa.No caso de o setor não selecionar o candidato ideal acarreta em alguns pontos negativos que são:

• Retrabalho. Já que a pessoa contratada não tem o perfil para o cargo;

• Dinheiro e valioso tempo de treinamento focado na pessoa errada;

• Tempo dos Supervisores orientando o recém-contratado;

Nos dias de hoje devido a concorrência, as novas estratégias do mercado, o processo de recrutamento de candidatos se tornou uma arma vital das empresas. A tarefa de contratação de pessoas nada mais é que estratégia.

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho é a relação entre a uma determinada vaga de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.O profissional tem que estar atualizado,ser uma pessoa dinâmica, para estar acompanhado a globalização que o mercado de trabalho vem sofrendo.Todos profissionais qualificados, com experiência profissional, dificilmente fica desempregado, pois o desemprego atinge principalmente aquelas pessoas que não acompanharam a evolução do mercado de trabalho, e não se qualificaram.

Mercado de Recursos Humanos

È o conjunto de pessoas, que se candidatam a determinado emprego, de acordo com sua capacidade e habilidade para determinada área. O conceito de mercado de trabalho e mercado de Recursos Humanos estão diretamente ligados, pois ambos estão a procura de candidatos e cada um com uma particularidade.

O recrutamento e seleção é uma das questões mais importantes dentro da empresa. Hoje toda empresa seja ela microempresa, multinacional, tem o setor responsável por recrutar e selecionar candidatos. O mercado está cada vez mais competitivo, globalizado, em constantes mudanças. O setor de Recursos Humanos é o responsável pelo recrutamento, por isso deve estar sempre atento as mudanças do mercado,é de suma importância ter um profissional capacitado nessa área, pois ele será o responsável por contratar novos talentos para prestação de serviço a empresa.

Levando em consideração a importância do profissional que irá selecionar o candidato a ser contratado, o profissional responsável pelos Recursos Humanos deve sobretudo entender a necessidade da empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com