TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos quantitativos aplicados a gestão empresaria

Relatório de pesquisa: Metodos quantitativos aplicados a gestão empresaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 10

1-INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------6

2-DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------------7

2.1.-Microeconomia e Macroeconomia---------------------------------------------------------------7

2..2-Inflação----------------------------------------------------------------------------------------------7

2.3-Taxa de Juros---------------------------------------------------------------------------------------7

2.4-Taxa de cambio---------------------------------------------------------------------------------------8

3- METODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL--------------8

3.1 Medidas Discritivas---------------------------------------------------------------------------------8

3.2 Medidas de Tedência Central----------------------------------------------------------------------8

3.3-Medidas de dispersão------------------------------------------------------------------------------9

4-Técnicas de Amostragem Probabilítica------------------------------------------------------------9

5-Números-Índices----------------------------------------------------------------------------------9

6-Deflação de Dados----------------------------------------------------------------------------------10

7-Ética, Política e Sociedade-------------------------------------------------------------------------11

7.1-Politica---------------------------------------------------------------------------------------------11

8 - CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------12

9 - REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------------------13

1 - INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, as organizações têm se adaptado à novas demandas de mercado e a um relacionamento cada vez mais exigente por parte dos públicos com os quais interage.

O acirramento da competição exige que as empresas encontrem modelos estratégicos e práticas gerenciais que tornem seu negócio cada vez mais sustentáveis em longo prazo. Para isso, as técnicas de gestão têm evoluído para atender as necessidades emergentes de acionistas, executivos, funcionários e da comunidade. Os sistemas de gestão da performance organizacional baseavam-se, primordialmente, em indicadores financeiros e contábeis, já que os paradigmas existentes concentravam-se em valores econômicos, ou seja, associados a aspectos tangíveis, como máquinas, equipamentos e números. Tal referencial vem mudando nas últimas décadas, desde que valores não só econômicos, mas também os ambientais e sociais, começaram a vigorar no mercado. Desde então, as organizações passaram a pensar em seus ativos intangíveis, como a capacidade de inovar, o valor da marca e o capital intelectual, aptidões para programar novas estratégias e mudanças organizacionais, dentre outros.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1-Microeconomia e Macroeconomia

A Microeconomia se dedica a estudar o comportamento dos agentes individuais, tais como as famílias, as empresas e os governos. A Microeconomia procura explicar as escolhas feitas por esses agentes e as interações que ocorrem entre eles nos mercados. a Microeconomia busca responder a questões que estão relacionadas a mudança de comportamento do consumidor frente a alterações no mercado, alterações de preços nos produtos.

A Macroeconomia tem como preocupação estudar os fatos referentes a toda economia. Ao invés de se preocupar com a produção e os preços de um produto específico, a Macroeconomia busca compreender a produção total e o nível geral de preços da economia.

2.2- INFRAÇÃO

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente o poder de compra vai diminuindo. Após um ano o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.

A inflação é muito ruim para a economia de um País. Aumento dos desempregos, Diminuição dos investimentos no setor produtivo,Quando alta ou fora de controle, pode gerar diversos problemas e distorções econômicas.

2.3-TAXA DE JUROS

Na economia e nas finanças, o conceito de juro diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças (permite saber quanto rende uma poupança). Trata-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

O juro simples refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial. Os juros produzidos pelo capital durante um determinado período não se acumulam a este para produzir os juros que correspondem ao período posterior. Ora, o juro simples gerado pelo capital investido será igual em todos os períodos do investimento desde que a taxa e o prazo não sofram alterações.

2.4-TAXA DE CAMBIO

A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país.

Em outras palavras, a taxa de câmbio determina quantos reais são necessários para se obter um dólar no mercado. Taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos – da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com